top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat.png
  • INDSAT

Coleta se classifica como melhor serviço de São José dos Campos

Pesquisas da INDSAT conferem 787 pontos ao setor, acima da média das CGPs


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

No início de junho, a prefeitura municipal anunciou a contratação da nova empresa responsável pela Coleta de Lixo na cidade. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Melhor avaliado entre os 16 serviços públicos de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP), a Coleta de Lixo alcançou a 1º posição no ranking doméstico da INDSAT, conquistando 787 pontos e Alto Grau de Satisfação nas pesquisas desenvolvidas em abril deste ano. Além do destaque entre os demais setores analisados na CGP, a Coleta supera a média das demais cidades do agrupamento, de 760 pontos, e aumenta os patamares observados em São José dos Campos em relação ao mês de janeiro, de 760 pontos.

Na análise da aprovação do serviço, a Coleta alcançou 86% de avaliações positivas entre os 600 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%. Os resultados, divididos entre 9,2% de ótimo e 76,8% de bom, revelam aumento em relação aos números de janeiro, quando a aprovação registrou queda para 74,4%. Nos meses anteriores, a soma de ótimo e bom atingiu 89% em outubro, 88,8% em julho, 89,8% em abril e 84,4% em fevereiro de 2021.

A rejeição da Coleta revelou um dos menores patamares do período em abril deste ano, recebendo 1,2% de avaliações negativas nas pesquisas da INDSAT. A taxa, formada por 0,8% de ruim e 0,3% de péssimo, representa queda expressiva em relação ao resultado de janeiro (4,7%), e se aproxima do menor resultado entre os meses de fevereiro de 2021 e abril deste ano, registrada em outubro do ano anterior (1%).

Sugerindo uma análise mais detalhada do serviço na cidade, a INDSAT propõe a seguinte divisão de São José dos Campos:

Segundo as avaliações dos setores, a maior aprovação registrada na cidade foi observada no setor 1 (Jardim Pôr do Sol, Jardim das Indústrias, Urbanova e arredores), com 91,4%, seguida do setor 5 (Jardim da Granja, Jardim Uirá, Residencial Flamboyant e proximidades), com 86,8%. Já a rejeição foi mais alta nos setores 4 (Jardim Diamante, Vista Verde, Jardim Motorama e vizinhanças) e 2 (Vila Cândida, Vila Paiva, Altos da Vila Paiva e adjacências), com 3,5% e 2%, respectivamente.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, a nova empresa responsável pelo serviço de Coleta passou a operar desde o início de junho, cumprindo o novo contrato com a administração pública. Segundo nota publicada pela prefeitura, a empresa inicia o serviço com uma frota de caminhões novos que realizarão a coleta em dois turnos, além de mais três veículos coletores responsáveis “exclusivamente pela coleta de resíduos da varrição pública dos principais corredores da cidade”. Além das atividades habituais da coleta, o novo contrato contempla o serviço de limpeza em feiras livres, incluindo a retirada de lixo orgânico e a coleta seletiva. A previsão para implantação dos procedimentos é de até 60 dias.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page