top of page
982x381px.png

Coleta se classifica como melhor serviço de São José dos Campos

INDSAT

Pesquisas da INDSAT conferem 787 pontos ao setor, acima da média das CGPs


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

No início de junho, a prefeitura municipal anunciou a contratação da nova empresa responsável pela Coleta de Lixo na cidade. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Melhor avaliado entre os 16 serviços públicos de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP), a Coleta de Lixo alcançou a 1º posição no ranking doméstico da INDSAT, conquistando 787 pontos e Alto Grau de Satisfação nas pesquisas desenvolvidas em abril deste ano. Além do destaque entre os demais setores analisados na CGP, a Coleta supera a média das demais cidades do agrupamento, de 760 pontos, e aumenta os patamares observados em São José dos Campos em relação ao mês de janeiro, de 760 pontos.

Na análise da aprovação do serviço, a Coleta alcançou 86% de avaliações positivas entre os 600 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%. Os resultados, divididos entre 9,2% de ótimo e 76,8% de bom, revelam aumento em relação aos números de janeiro, quando a aprovação registrou queda para 74,4%. Nos meses anteriores, a soma de ótimo e bom atingiu 89% em outubro, 88,8% em julho, 89,8% em abril e 84,4% em fevereiro de 2021.

A rejeição da Coleta revelou um dos menores patamares do período em abril deste ano, recebendo 1,2% de avaliações negativas nas pesquisas da INDSAT. A taxa, formada por 0,8% de ruim e 0,3% de péssimo, representa queda expressiva em relação ao resultado de janeiro (4,7%), e se aproxima do menor resultado entre os meses de fevereiro de 2021 e abril deste ano, registrada em outubro do ano anterior (1%).

Sugerindo uma análise mais detalhada do serviço na cidade, a INDSAT propõe a seguinte divisão de São José dos Campos:

Segundo as avaliações dos setores, a maior aprovação registrada na cidade foi observada no setor 1 (Jardim Pôr do Sol, Jardim das Indústrias, Urbanova e arredores), com 91,4%, seguida do setor 5 (Jardim da Granja, Jardim Uirá, Residencial Flamboyant e proximidades), com 86,8%. Já a rejeição foi mais alta nos setores 4 (Jardim Diamante, Vista Verde, Jardim Motorama e vizinhanças) e 2 (Vila Cândida, Vila Paiva, Altos da Vila Paiva e adjacências), com 3,5% e 2%, respectivamente.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, a nova empresa responsável pelo serviço de Coleta passou a operar desde o início de junho, cumprindo o novo contrato com a administração pública. Segundo nota publicada pela prefeitura, a empresa inicia o serviço com uma frota de caminhões novos que realizarão a coleta em dois turnos, além de mais três veículos coletores responsáveis “exclusivamente pela coleta de resíduos da varrição pública dos principais corredores da cidade”. Além das atividades habituais da coleta, o novo contrato contempla o serviço de limpeza em feiras livres, incluindo a retirada de lixo orgânico e a coleta seletiva. A previsão para implantação dos procedimentos é de até 60 dias.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page