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Coleta permanece com aprovação elevada em Itaquaquecetuba

Pesquisas mostram resultados de 80,1% nas avaliações positivas do serviço


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

80,1% dos moradores aprovam a Coleta da CMP, registrando maior resultado do último ano. / Foto: Divulgação/PMI.

Melhor avaliado em Itaquaquecetuba, o serviço público de Coleta de Lixo manteve a alta na aprovação observada em junho de 2022, chegando a 80,1% no estudo mais recente desenvolvido em dezembro do mesmo ano. Formado por taxas de 4,3% de ótimo e 75,8% de bom, as avaliações positivas do setor atingiram patamar mais elevado no final de 2022, considerando o período entre o final do ano e junho de 2021. Desde junho de 2022, a aprovação registrou melhora nos indicadores da INDSAT, saltando de 63,8% para 74,4% e mantendo a tendência positiva até os resultados mais recentes das pesquisas.

Na rejeição foi observado comportamento oposto, indicando queda nas taxas negativas sobre o serviço. Entre setembro e dezembro de 2022, os resultados caíram de 6,5% para 5,1%, registrando o menor número de reprovação no período entre junho de 2021 e a pesquisa atual. Em dezembro de 2021, por exemplo, as avaliações negativas chegaram a 14,6%.

Entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT na Cidade de Médio Porte (CMP), a Coleta de Lixo se classifica em 1º lugar, com 754 pontos e Alto Grau de Satisfação. Assim como nos demais indicadores a respeito do serviço, a nota é a maior observada no período, representando salto em relação à pontuação de setembro (737 pontos). Mesmo com a mudança positiva, a Coleta de Itaquaquecetuba permanece abaixo da média das CMPs, de 788 pontos. Participaram do estudo 400 moradores maiores de 16 anos. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Nos bairros da cidade, a aprovação do serviço apresentou taxas elevadas, chegando a 87,3% no setor 5 (Condomínio Arujazinho, Condomínio Village, Chácara Cuiabá e arredores) e 87,2% no setor 4 (Jardim Milton Felix, Jardim Marcelo, Estância Paraíso e proximidades). Na rejeição, os resultados registraram números mais moderados, atingindo 8,9% no setor 1 (Centro, Vila Sônia, Bairro Bartira e vizinhanças) e 7,4% no setor 3 (Vila Japão, Vila Geny, Campo da Venda e adjacências).


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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