Coleta de Lixo é aprovada por 83,1% dos moradores de São José dos Campos
- INDSAT

- 10 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de fev.
Resultado obtido em novembro de 2024 é o mais elevado do ano
NOVEMBRO DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Em análise dos resultados obtidos pela INDSAT, a Coleta de Lixo de São José dos Campos alcançou a maior aprovação de 2024 na última pesquisa do ano, realizada em novembro. Com 83,1% dos moradores avaliando o serviço de forma positiva, a Coleta registrou aumento de 5,7% em relação à pesquisa anterior, de novembro, considerado até então o maior patamar de 2024 registrado pela INDSAT.
Do total positivo, 4,9% representam avaliações de "ótimo" enquanto 78,2% indicam "bom" sobre o setor. A aprovação mais recente retoma o patamar observado no final de 2023, quando 81,4% disseram aprovar o serviço.
A rejeição diminuiu no período, indicando queda de 7,9% em julho para atuais 4%, redução de 3,9% em 4 meses. O indicador é o mais baixo do último ano, retomando patamares reduzidos observados nos anos de 2021 a 2023. Os resultados refletem a opinião dos 600 moradores entrevistados pela INDSAT, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Considerando o período dos últimos 4 anos, a maior aprovação da Coleta foi registrada em janeiro de 2023. A menor rejeição aconteceu em outubro de 2021.

No ranking doméstico dos 16 serviços públicos de São José dos Campos, a Coleta ocupa o 2º lugar nas pesquisas INDSAT realizadas na Grande Cidade. O patamar é obtido em função dos 765 pontos registrados pelo setor, maior nota de 2024. Há 4 anos, a Coleta permanece com Alto Grau de Satisfação, com exceção do início de 2023, quando serviço obteve Grau de Excelência. A Coleta também permanece acima da média das Grandes Cidades, de 739 pontos.
Visando o cobate à dengue na CGP, a prefeitura retomou a Operação Casa Limpa, iniciativa que tem como objetivo recolher diferentes recipientes que possam aculuar água. Entre os principais criadouros estão objetos como latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias e demais itens propícios ao acúmulo de água parada. Materiais como restos de construções, móveis e madeiras mantêm o descarte nos Pontos de Entregs Voluntária (PEVs).
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que São José dos Campos alcance 724.756 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


























