top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Coleta de Lixo de Cosmópolis melhora após mudança

Serviço recebe a melhor avaliação entre os demais setores públicos avaliados no município


OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Com mudanças da empresa responsável pelo serviço, Coleta registra oscilação positiva nos índices / Foto: Divulgação/PMC

A Coleta de Lixo de Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte - CPP) permaneceu com o Alto Grau de Satisfação apresentando melhora nos índices de aprovação no estudo realizado pela INDSAT em outubro em comparação a julho. Com 770 pontos, a Coleta foi classificada com o melhor desempenho entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade, mas ainda concluiu abaixo da média das CPPs, de 774 pontos.

Após as taxas de aprovação registrarem oscilações negativas entre os meses de abril e julho, a Coleta voltou a apresentar alta nas avaliações positivas do serviço após a troca da empresa responsável pela operacionalização na cidade. O índice saltou de 81,6% em julho para 85,4% de ótimo e bom em outubro. Já a rejeição caiu quase pela metade: dos 6,3% registrados em julho flutuou para 3,3% em outubro. Participaram do estudo 400 moradores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% e o intervalo de confiança de 95%.


Na divisão proposta pela INDSAT dos bairros de Cosmópolis, é possível analisar com mais detalhes o desempenho do serviço. Confira no mapa:


A maior aprovação da Coleta de Lixo foi registrada no setor 2 (Bosque, Vila Damiano, Vila Germano e vizinhanças), com 57%. Já a maior rejeição foi observada no setor 3 (Recanto das Laranjeiras, Recanto Novo Cosmópolis, Jardim Beto Spana e arredores), com 26,6% de avaliações negativas.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da prefeitura, a administração pública realizou contratação emergencial de uma nova empresa para a prestação do serviço, em função do término do contrato anterior. A mudança ocorreu após indícios de irregularidades no consórcio anterior, fazendo-se necessário o novo contrato para a realização da Coleta. Segundo boletim da prefeitura, não haverá mudança no itinerário do serviço.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page