top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Censo mostra que 41,5% estão nas ruas há menos de 2 anos

Do total de pessoas identificadas pelo Censo Municipal, 21,7% está nas ruas há menos de 1 ano

O Censo de Pessoas em Situação de Rua (PSR), realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI), e a INDSAT (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos), mostram que das 217 pessoas em situação de rua identificadas pelo levantamento, 41,5% estão nessa condição há menos de 2 anos. O número representa a somatória de 21,7% que está nas ruas há menos de 1 ano e 19,8% que está nas ruas entre 1 a 2 anos.

Do total de pessoas identificadas pelo Censo, 60,4% passaram a dormir nas ruas ou em casas de acolhimento há menos de 5 anos. Outras 36,9% estão nessa condição há mais de 5 anos.

Entre os motivos apontados pelos entrevistados para a atual situação de rua estão razões como "conflitos familiares" (30,5%), "dependência de álcool" (21,6%), "dependência de drogas ilícitas" (20,9%) e "outros motivos" (8,1%). Fatores como perda de moradia, perda de trabalho e problemas de saúde também foram indicados no Censo.

O levantamento mostra ainda que 92,2% das pessoas em situação de rua tem interesse em mudar a condição. O número é mais elevado que o observado no Censo de 2021, quando 84,8% responderam a questão de forma afirmativa. Em 2023, 2,3% disseram não desejar sair das ruas, menos que o observado em 2021, quando o número chegou a 7,6%.

Censo Municipal - População em Situação de Rua (PSR)

Os dados obtidos na pesquisa tem como objetivo compreender o cenário atual das pessoas em situação de rua, subsidiando a Assistência Social e formulação de demais políticas públicas em função da avaliação dos serviços oferecidos. Em sua 2ª edição, a metodologia aplicada no levantamento reúne a especialização da INDSAT em pesquisas públicas e a experiência da SMADS e CRAMI no atendimento às pessoas em situação de rua. As informações divulgadas pelo Censo foram coletadas através telefones celulares, com conexão à internet e captação digital dos dados.


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page