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  • INDSAT

Campinas tem 4 serviços com Alto Grau de Satisfação

Coleta de Lixo, Abastecimento de Água, Qualidade da Água e Iluminação Pública são os melhores serviços avaliados na cidade


MARÇO DE 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE


Coleta de Lixo é o melhor servicó público oferecido em Campinas / Foto: Arquivo-PMC

Campinas se destacou nas avaliações de serviços públicos neste início de 2021. A Cidade de Grande Porte (CGP) recebeu Alto Grau de Satisfação nos setores de Coleta de Lixo, Abastecimento de Água, Qualidade da Água e Iluminação Pública, conferindo aos serviços notas mais altas que a média das CGP’s. A pesquisa foi realizada na quarta semana de março, como 600 moradores maiores de 16 anos, margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.


Aprovação da Coleta de Lixo chega a 87%. Abastecimento, Qualidade da Água e Iluminação Pública também se destacam

Classificada em primeiro lugar do ranking doméstico da INDSAT, em Campinas, ou seja, entre os 16 serviços avaliados pelo instituto, a Coleta de Lixo recebeu 786 pontos. A taxa de aprovação do setor foi a maior observada na pesquisa, com 87% da população satisfeita com a coleta. A nota aproxima o serviço do Grau de Excelência, com distância de apenas 14 pontos. Apesar da avaliação positiva, a taxa é menor que a observada em novembro de 2020, quando a aprovação atingiu 90,9%.

O resultado positivo aparece em um momento em que a cidade vivencia uma mudança no serviço de coleta, uma vez que em dezembro de 2020 o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) suspendeu o processo de licitação da Parceria Público Privada (PPP) que assumiria os cuidados com o lixo na cidade. Atualmente, o serviço acontece por intermédio de contrato emergencial.


Nota obtida pelo Abastecimento está acima da média das Cidades de Grande Porte

Em segundo lugar no ranking, o Abastecimento de Água somou 760 pontos e recebeu 78,4% de aprovação. Os números diferem da média das CGP’s, com 690 pontos, e das avaliações feitas em novembro do ano anterior, quando 90,8% dos entrevistados aprovaram o serviço. Leia mais em: https://www.indsat.com.br/single-post/abastecimento-de-%C3%A1gua-em-campinas-continua-acima-da-m%C3%A9dia-das-cgps

A queda na aprovação pode estar ligada aos constantes comunicados emitidos pela SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de interrupção no abastecimento em função de obras e manutenção da rede neste início de ano. Ainda assim, a pontuação alcançada também aproxima o serviço do Grau de Excelência, com diferença de 40 pontos.

A Qualidade da Água foi o terceiro setor melhor avaliado, recebendo 76,2% de aprovação e 746 pontos no ranking INDSAT, com apenas 6,4% de rejeição.

Iluminação também registra nota média acima das CGPs

Em quarto lugar, a Iluminação Pública apresentou 61,7% de aprovação e 7,4% de rejeição, porcentagem menor que em novembro do ano anterior, quando contabilizava 10,2% de reprovação. A classificação também conferiu ao setor Alto Grau de Satisfação, com 710 pontos, acima da média CGP’s (693). As avaliações positivas da população podem estar ligadas a abertura de consulta pública de PPP para modernização da iluminação da cidade, determinando a substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED e consequentemente gerando redução de gastos com energia elétrica. As mudanças também prevêem a instalação de um sistema informatizado, que confere aos pontos de luz um código que permitirá ao cidadão informar os locais com lâmpadas queimadas. A Prefeitura planeja ainda a instalação de iluminação nos pontos de patrimônio histórico e até mesmo em faixa de pedestres.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Campinas alcance 1.181.555 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



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