• INDSAT

Abastecimento de Água em Campinas continua acima da média das CGPs

Satisfação com o serviço registrou queda neste início de ano, mas índices continuam altos


MARÇO DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Obras de melhorias em Abastecimento em Campinas / Foto: Redes Sociais

Nova pesquisa realizada durante a última semana de março/2021 constatou que a cidade de Campinas mantém Alto Grau de Satisfação em Abastecimento de Água. Agora, o serviço de responsabilidade da Sanasa tem 760 pontos. O resultado coloca o Abastecimento acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. A média em março das CGPs fechou em 760 pontos.

A INDSAT indicou que 78,4% dos moradores de Campinas avaliam o serviço público como “ótimo” ou “bom”. Apenas 5,4% avaliaram o Abastecimento de forma negativa. Ao todo, foram ouvidos 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

Quando comparada à pesquisa de novembro de 2020, o Abastecimento de Água de Campinas apresentou queda em satisfação. Isso porque, no final do ano passado, o serviço tinha 90,8% de aprovação. Mesmo assim, o atual resultado mostra que o Abastecimento está altamente satisfatório.

Apesar da queda, a satisfação com o Abastecimento se mantém em Alto Grau

"Há vários fatores que podem provocar a queda de satisfação no abastecimento de água. A interrupção constante do serviço em uma determinada região é o principal deles. Mas isso às vezes acontece em razão das obras de melhorias que estão sendo feitas no local", analisa o pesquisador Paulo Ricardo Gomes, diretor da INDSAT.

O Abastecimento de Água está entre os dois melhores avaliados da cidade neste último levantamento, atrás apenas de Coleta de Lixo, que registrou 786 pontos. Qualidade da Água e Iluminação Pública também ficaram com Alto Grau de Satisfação (classificação atribuída aos serviços que têm entre 650 e 799 pontos).


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Campinas alcance 1.181.555 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg