Administração de SJC completa 5 anos acima da média das Grandes Cidades
- INDSAT
- há 44 minutos
- 2 min de leitura
Segmento indica Alto Grau de Satisfação em mais uma pesquisa da INDSAT
SETEMBRO DE 2025 - CIDADE DE GRANDE PORTE

A Administração Pública de São José dos Campos registrou patamar elevado mais uma vez no levantamento INDSAT, com 700 pontos e completando 5 ano acima da média das Grandes Cidades. O setor mantém nota elevada desde novembro de 2020, mesmo período em que o setor conquistou Alto Grau de Satisfação. Com exceção entre setembro de 2022 a janeiro de 2023, o desempenho do poder público manteve satisfação em alta na INDSAT.
O histórico do setor mostra que o maior patamar do período foi observado em novembro de 2024, quando a Administração registrou 717 pontos.
Atualmente, o setor está em 2º lugar na análise dos poderes públicos, considerando os governos municipal, estadual e federal, com 726 pontos na análise do governador, 700 pontos na análise do prefeito e 397 pontos na avaliação do presidente. Enquanto os dois primeiros colocados indicam Alto Grau, a avaliação federal obteve Baixo Grau de Satisfação.

Mais da metade dos entrevistados aprovaram a Administração, chegando a 57,2% de avaliações positivas. 4,8% de ótimo e 52,4% de bom formam os resultados. O desempenho mantém a aprovação da Administração na casa dos 50%, considerando 59,7% na pesquisa anterior.
Na rejeição, 7,9% disseram reprovar o setor, indicando o patamar mais baixo na avaliação em 5 anos. Formado por 4%de ruim e 4% de péssimo, as avaliações consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que São José dos Campos alcance 724.756 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


























