• INDSAT

Abastecimento e Qualidade da Água são os melhores serviços públicos avaliados em São Paulo

Entre os 4 serviços que obtiveram Alto Grau de Satisfação na Capital Paulista, 2 são administrados pela Sabesp


MAIO de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE


Com 63,2% e 59,6% de aprovação (somatório de ótimo e bom), São Paulo (Cidade de Grande Porte) classificou os serviços de Abastecimento de Água e Qualidade da Água como os melhores setores da cidade, respectivamente. A pesquisa foi realizada na quarta semana de maio e ouviu 1200 moradores maiores de 16 anos.

Abastecimento de Água é o melhor serviço público da Capital paulista

Em 1º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços da cidade, o Abastecimento de Água foi bem avaliado pela população. A aprovação de 63,2%, formada por 59,3% de bom e 3,9% de ótimo, é mais alta que os valores registrados em novembro de 2020, quando atingiu 47,4% de aprovação. A rejeição de 6,9% (4,1% de ruim e 2,8% de péssimo) também apresentou mudanças em relação ao ano anterior, quando a reprovação do setor era chegava a 21,7%.

A pontuação do Abastecimento na CGP, que define o nível de satisfação do setor, conquistou 715 pontos e garantiu o Alto Grau de Satisfação, com desempenho melhor que nas demais CGP’s, que somam em média 709 pontos.

Qualidade da Água é o segundo melhor serviço avaliado na Capital

Classificada em 2º lugar, a Qualidade da Água também registrou bons números, com 59,6% de aprovação, sendo 5% de ótimo e 54,6% de bom. A rejeição do setor foi de 9,5%, soma de 5,9% de ruim e 3,6% de péssimo. Em novembro de 2020, os números eram diferentes: 45,3% de aprovação e 23% de rejeição. Mesmo com a melhora, a CGP registrou pontuação mais baixa que as demais cidades do agrupamento. Em São Paulo, a nota alcançou 703 pontos, enquanto a média das CGP’s foi 716 pontos.

Em ambos os setores, a administração é realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Para uma avaliação mais detalhada, a INDSAT dividiu São Paulo em cinco setores, conforme o mapa abaixo:

Na avaliação geral, todos os setores aprovaram o Abastecimento de Água. O destaque foi observado no setor 2, Zona Norte (Casa Verde, Jaçanã, Mandaqui e adjacências), que registrou 77,5% de aprovação, com maior porcentagem entre os demais setores analisados.

O levantamento considera margem de erro de 2% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Paulo alcance 11.869.660 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes