top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Abastecimento de São José dos Campos é o 2º melhor entre as 10 maiores de SP

4º Trimestre

Foto: Divulgação Sabesp/SJC

O sistema de Abastecimento de Água em São José dos Campos fechou o ano de 2020 como o quarto melhor serviço público prestado no município e o segundo melhor entre as 10 maiores cidades do Estado em termos de satisfação pública.

É o que aponta o último estudo da INDSAT realizado no quarto trimestre do ano passado. Ao todo, são avaliados trimestralmente o nível de satisfação de 16 serviços públicos prestados nos 10 maiores municípios do Estado.

O Abastecimento de Água, que em São José dos Campos está sob responsabilidade da Sabesp, obteve Alto Grau de Satisfação e está atrás apenas de Campinas no ranking INDSAT de satisfação pública.

Para construir o ranking, a INDSAT ouve, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares, 600 moradores por cidade pesquisada, que avaliam os serviços públicos com base nos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Cada avaliação possui uma pontuação. A somatória destes pontos resulta em uma escala que vai de 200 a 1 mil pontos.


O serviço de Abastecimento de Água de São José dos Campos obteve 771 pontos, mantendo-se acima da média das 10 maiores cidades do Estado, que no último trimestre de 2020 fechou em 695 pontos. A partir de 650 pontos, o serviço obtém a classificação de Alto Grau de Satisfação. Ultrapassando a casa dos 800 pontos, o serviço já é classificado como Grau de Excelência.


Em termos de avaliação, Abastecimento de Água obteve 13% de ótimo, 68% de bom e 14% de regular. Apenas, 5% avaliaram-no como ruim (2%) ou péssimo (3%). No ranking doméstico de satisfação, Abastecimento de Água ficou atrás de Coleta de Lixo (787 pontos), Iluminação Pública (779 pontos) e Qualidade da Água (771 pontos).

O Abastecimento mantém-se com Alto Grau de Satisfação desde 2016. A sua pior avaliação foi registrada no terceiro trimestre de 2017, quando obteve 77% de aprovação e 4% de rejeição. O índice de regular alcançou 19% da amostra naquele estudo.

Os três melhores colocados em Abastecimento de Água são Campinas, São José dos Campos e Osasco. Das dez cidades pesquisadas, sete registraram Alto Grau de Satisfação.


INDSAT amplia atuação no Brasil

A INDSAT cresceu e se tornou INDSAT Brasil. Agora todo município brasileiro pode participar dos estudos trimestrais de avaliação administrativa da INDSAT. São 16 serviços públicos avaliados por trimestre, além de pesquisas para deputado, prefeito, governador, presidente. A partir de 2021, as cidades serão divididas em agrupamentos populacionais, o que tornará o resultado mais justo quando comparadas em rankings. Serão 3 agrupamentos: - Cidades com até 100 mil habitantes - Cidades entre 100 mil e 400 mil habitantes - Cidades com mais de 400 mil habitantes. Até dezembro de 2020, a INDSAT agrupava seus municípios em 3 regiões: Aglomerado Urbano Piracicaba, Região Metropolitana de Campinas e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, o que limitava a sua área de atuação a apenas 36 municípios paulistas. Com o novo formato, qualquer município brasileiro pode receber os estudos da INDSAT Brasil.

Mais informações serão apresentadas ao final do 1º Trimestre de 2021.

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page