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Abastecimento de Mairiporã mantém Alto Grau de Satisfação

Serviço se classifica em 1º lugar entre setores avaliados na CMP


JULHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Pontuação do serviço registra aumento desde o final de 2021. / Foto: Divulgação/PMM.

1º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT, Alto Grau de Satisfação entre os moradores, aumento na taxa de aprovação e queda nos resultados de rejeição. Este é o desempenho do Abastecimento de Água de Mairiporã (Cidade de Médio Porte – CMP) avaliado em julho de 2022 pela INDSAT, com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. A pontuação do setor, que atingiu 726 pontos, representa aumento em relação aos meses de setembro (717 pontos) e dezembro de 2021 (715 pontos), assim como abril de 2022 (718 pontos). A classificação mantém o setor no Alto Grau da INDSAT, mas foi superada pela média das CMPs no último levantamento, que atingiu 744 pontos.

Após um período de mudanças na aprovação, as avaliações positivas retomaram os patamares acima de 70 pontos percentuais no Abastecimento, atingindo 73% de aprovação em Mairiporã. O número, formado por 4% de ótimo e 69% de bom, representa aumento em relação aos meses de setembro (68,9%) e dezembro de 2021 (64,8%), registrando evolução em abril deste ano (69,1%).

Com um dos menores patamares observados entre abril de 2021 e julho deste ano, a rejeição atual do serviço na CMP fechou as pesquisas com 9,3% (4,8% de ruim e 4,5% de péssimo), menos que o obtidos nos meses de abril de 2022 (10,1%), dezembro (11,2%) e setembro (11,6%) de 2021. O menor resultado foi registrado em abril do ano anterior, quando o Abastecimento recebeu 4,1% de ruim e péssimo. As pesquisas consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Como sugestão de análise mais detalhada do serviço na cidade, a INDSAT propõe a seguinte divisão de Mairiporã:

Assim, é possível identificar que a maior aprovação do serviço foi obtida no setor 7 (Santo Antônio, Bariloche, Flor de Bragança e vizinhanças), com 96% de avaliações positivas. Na rejeição, os números mais expressivos foram observados no setor 8 (Mato Dentro, Marciano, Jardim Okinaga e arredores), com 22,3% de considerações negativas no serviço.

No início de julho, a prefeitura municipal da CMP e a Sabesp inauguraram as novas estruturas de tratamento de água da cidade, anunciando ainda novas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Com a novidade, a capacidade de tratamento passa para 50 litros de água por segundo. De acordo com informações divulgadas pela Sabesp, o sistema atual é considerado pelos técnicos como o mais moderno do país, utilizando tecnologia inovadora para a realização do tratamento.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Mairiporã alcance 100.034 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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