Abastecimento de Água de Campinas conquista 1º lugar na INDSAT
Serviço alcançou melhor classificação entre os 16 setores públicos avaliados na CGP
ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE
Se destacando em relação aos demais serviços públicos oferecidos por Campinas (Cidade de Grande Porte – CGP), o Abastecimento de Água da CGP, avaliado pela INDSAT em abril deste ano, se classificou como melhor setor da cidade, atingindo 752 pontos e Alto Grau de Satisfação na pesquisa desenvolvida com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos. A pontuação permaneceu acima da média do agrupamento, de 699 pontos, mas revelou queda em relação aos números obtidos em novembro do ano anterior, de 776 pontos.
A mesma mudança foi observada na aprovação do Abastecimento, que concluiu o levantamento de abril com 78,9% de avaliações positivas, resultado de 5,2% de ótimo e 73,7% de bom. O número é menor que o registrado em novembro de 2021, quando a aprovação atingiu 83,2%. No caso da rejeição, os resultados das pesquisas apresentaram aumento entre os meses de novembro de 2021 e abril deste ano, saltando de 2,3% para 5,9%, soma de 3,5% de ruim e 2,3% de péssimo. Os números coletados pelo levantamento consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Seguindo a sugestão da INDSAT, Campinas pode ser dividida da seguinte forma:
Assim, a análise do Abastecimento na cidade registrou a maior aprovação no setor 6 (Vila Boa Vista, Jardim Novo Chapadão, Jardim Chapadão e arredores), com 87,5%, seguida do setor 2 (Jardim dos Oliveiras, Jardim Samambaia, Jardim Nova Europa e proximidades), com 83,1%. Na rejeição, as avaliações negativas foram mais expressivas no setor 3 (Vila Nova, Barão de Geraldo, Parque São Quirino e vizinhanças), com 11,5%, seguida do setor 1 (Bosque, Cambuí, Centro e adjacências), com 7,5% de reprovação.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Campinas alcance 1.181.555 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comentários