93,5% dos moradores se sentem satisfeitos morando em Mogi Guaçu
- INDSAT
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Entre as melhores avaliações do ano, indicador aponta critérios de "satisfeito" e "muito satisfeito"
JULHO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Resultados das pesquisas INDSAT desenvolvidas em Mogi Guaçu apontaram a percepção dos moradores a respeito da residência na Cidade de Médio Porte (CMP). Os indicadores positivos foram os mais elevados no levantamento, chegando a 93,5%. O número indica a soma de 4,5% dos moradores muito satisfeitos e 89% satisfeitos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Já as taxas negativas, isto é, os moradores que não estão satisfeitos morando na CMP, chegaram a 6,6% (6,3% insatisfeitos e 0,3% muito insatisfeitos).
Os dados apontam a percepção de 400 moradores maiores de 16 anos, entrevistados pela INDSAT em julho deste ano.
No histórico de análise, a percepção indica aumento em relação aos dados obtidos em abril, de 86,3%, e retomam o patamar elevado de janeiro deste ano, de 94,8%.

Entre os principais problemas apontados na CMP estão questões como saúde, buracos nas ruas, segurança, drogas, limpeza pública e trânsito. Mesmo com os resultados dos problemas apontando diversos fatores relevantes, a porcentagem de representação negativa de alguns segmentos caiu entre janeiro a julho de 2025, como foi o caso da saúde (queda de 7,7%) e da limpeza pública (queda de 3%).
A pesquisa revela ainda as avaliações a respeito do avanço da cidade, na opinião dos moradores. Para 67%, a CMP avançou nos últimos anos, enquanto 24,3% acredita que a cidade ficou parada. Já 7,8% opinam que a cidade andou para trás.
Em mais um dado obtido, 63,3% acredita que Mogi Guaçu está no rumo certo, enquanto 30,3% aposta estar no rumo errado.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a previsão para 2025 é de que Mogi Guaçu alcance 159.735 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).