top of page
  • INDSAT

74,2% aprovam a Qualidade de Vida de São João da Boa Vista

Atributo registra a melhor avaliação da cidade, avançando em relação à pesquisa anterior


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Satisfação do segmento aumenta na cidade, com resultados chegando a 758 pontos e acima da média das CPPs. / Foto: Divulgação/PMSJBV.

Baseada em critérios como renda, saúde e habitação, segundo definição da Organização Mundial de Saúde, a Qualidade de Vida de São João da Boa Vista registrou indicadores elevados nas pesquisas da INDSAT na Cidade de Pequeno Porte (CPP). Aprovada por 74,2% dos moradores entrevistados, o atributo alcançou a maior taxa de aprovação entre os serviços públicos avaliados na CPP, agradando a maior parte dos 400 moradores participantes do estudo. O resultado atual considera opiniões distribuídas entre 11,1% de ótimo e 63,1% de bom, superando os dados obtidos na última pesquisa de outubro de 2021, quando o segmento atingiu 64,7%. A rejeição também aumentou no período, saindo de 3,8% em outubro de 2021 para atuais 4,3% em março deste ano. Foram registrados 2% de avaliações "ruins" e 2,3% de "péssimas".

Em geral, as avaliações como um todo da Qualidade de Vida de São João da Vista aumentaram nos indicadores da INDSAT. A pontuação do atributo saltou de 743 pontos para 758 pontos, mantendo o Alto Grau de Satisfação e o desempenho superior à média das CPPs, de 697 pontos no levantamento atual. Entre os 5 serviços públicos avaliados na cidade, a Qualidade de Vida registrou a melhor avaliação, se classificando em 1º lugar na CPP em níveis de satisfação dos moradores.

Como problemas apontados pelos entrevistados, alguns setores registraram descontentamento mais expressivo, ultrapassando 5% de representatividade. Entre eles, a saúde ocupa o primeiro lugar, com 29,3%, seguida de buracos nas ruas (10%), desemprego (9,5%), administração pública (7%), segurança (6%) e limpeza pública (5,8%). No comparativo com outubro de 2021 alguns setores apresentaram mudança significativa, como é o caso do desemprego, que naquele ano registrou representatividade de 26,8% entre os problemas da cidade. Os demais serviços citados tiveram alta nos indicadores, como por exemplo a administração pública, que em 2021 representava 2,8% dos problemas de São João.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São João da Boa Vista alcance 87.733 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).




Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page