top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

67% dos moradores aprovam o Transporte Público de Arujá

Avaliação do serviço alcança maior aprovação na cidade em mais de 2 anos de pesquisas


AGOSTO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Com frota de ônibus da cidade 100% renovada, aprovação do serviço dispara entre os moradores. / Foto: Divulgação/PMA.

O Transporte Público de Arujá (Cidade de Pequeno Porte - CPP) registrou aprovação de 67% nas pesquisas da INDSAT realizadas na primeira semana de agosto. O resultado é o mais elevado obtido em mais de dois anos de estudo na cidade, considerando o período entre março de 2021 (17,6%) e agosto deste ano. No levantamento anterior, realizado em abril, o Transporte recebeu 38,9% de aprovação, saltando para o patamar atual, formado por 14,1% de ótimo e 52,9% de bom.

As avaliações negativas indicaram mudança expressiva nos resultados, considerando 26,5% em abril para atuais 12,9%, soma de 6% de ruim e 6,9% de péssimo. Já na análise histórica, a mudança é ainda mais significativa, levando em conta os 47,5% indicados em março de 2021. A pesquisa reflete exclusivamente a opinião dos 400 moradores participantes do estudo, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Acima da média das pequenas cidades, a satisfação do Transporte Público de Arujá registrou 722 pontos e Alto Grau de Satisfação. O número supera os 655 pontos das demais CPPs avaliadas nas pesquisas da INDSAT. Após ligeira queda em abril, quando o serviço retornou ao Grau Médio, o Transporte volta a atingir o Alto Grau, classificado em 8ºlugar entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade.

O avanço nas avaliações pode refletir a renovação completa da frota de ônibus divulgada no final do 1º semestre pela prefeitura municipal. Segundo a administração, foram acrescentados novos ônibus à frota, avançando de 17 coletivos para 22, proporcionando mais horários para a população. Os novos veículos contam com novos benefícios tecnológicos e sustentáveis, além de maior acessibilidade e segurança aos usuários. As informações foram obtidas nas plataformas oficiais da prefeitura municipal.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Portanto, Arujá é município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).








Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page