Serviços de água em Rio das Pedras têm Baixo Grau de Satisfação

05/06/2020

1º trimestre/2020

 

 Imagem: Ilustrativa

 

 

Analisados separadamente pela INDSAT, a Qualidade da Água e o Abastecimento de Água ficaram com Baixo Grau de Satisfação neste 1º trimestre de 2020. Os serviços são de responsabilidade do SAAE. Ao todo, 400 pessoas participaram da entrevista.

 

Para calcular o índice de satisfação, que vai de 200 a 1.000 pontos, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação. Os moradores entrevistados avaliam a qualidade dos setores a partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

 

O Baixo Grau de Satisfação abrange setores que registram de 350 a 499 pontos. Ao receber 500 pontos, o segmento passa a ser classificado com Grau Médio de Satisfação. A metodologia do instituto também possui o Baixíssimo Grau (350 a 499 pontos), o Alto Grau (650 a 799 pontos) e o Grau de Excelência (800 pontos ou mais).

 

O objetivo da INDSAT é compreender e mensurar a percepção dos moradores em relação aos serviços prestados. Com o índice de satisfação, é possível elaborar o histórico de satisfação dos serviços públicos e rankear os melhores setores da cidade. 

 

Qualidade da Água

 

A Qualidade da Água registrou 458 pontos neste 1º trimestre. Nos dois primeiros levantamentos realizados pela INDSAT, o serviço prestado recebeu Alto Grau de Satisfação. No 2º trimestre de 2018, o serviço passou a receber Grau Médio. 

 

A área voltou a conseguir Alto Grau no final de 2018. Porém, a partir de 2019 o cenário começou a piorar: a Qualidade da Água apresentou cinco quedas consecutivas em satisfação. O atual índice é o pior já registrado.

 

 

Abastecimento de Água

 

Já o Abastecimento de Água só recebeu índices satisfatórios nos dois primeiros levantamentos realizados em Rio das Pedras. No terceira vez analisada, o setor recebeu Grau Médio. Em seguida, apresentou Baixo Grau e voltou a conseguir índice mediano. 

 

As pontuações oscilaram até o setor registrar seu menor índice: 382 pontos, no final do ano passado. Agora, o cenário insatisfatório está estabilizado.

 

 

Rio das Pedras começou a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre de 2017, assim como outros 11 municípios da região. Ao todo, o instituto realiza pesquisas de satisfação em 36 cidades do Estado de São Paulo.

 

Além das pesquisas de satisfação, a INDSAT também traçou mapas estatísticos que apontam onde há maior número de contaminados pelo novo Coronavírus em São José dos Campos a partir de 420 testes rápidos aplicados pela Prefeitura. Saiba mais.

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"