top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Nova Odessa é líder em Transporte na RMC

4º trimestre/2019

Pesquisa de satisfação analisou 15 municípios da região

Foto: Prefeitura de Nova Odessa

A cidade de Nova Odessa tem o melhor índice de satisfação em Transporte Público da Região Metropolitana de Campinas (RMC). É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. O levantamento analisou as 15 maiores cidades da região e indicou que o serviço prestado tem Alto Grau de Satisfação. Os dados são do 4º trimestre de 2019.

O Transporte de Nova Odessa já chegou a receber índice considerado alto pela metodologia INDSAT no último trimestre de 2017: o segmento atingiu 662 pontos.

Já nos demais levantamentos, as pontuações ficaram entre 588 e 643 pontos. O Grau Médio de Satisfação é atribuído sempre que o serviço analisado apresenta índices entre 500 e 649 pontos. Já o Alto Grau se refere aos segmentos que registram de 650 a 799 pontos. A partir de 800 pontos, a área passa a ser classificada com Grau de Excelência.

Além de ser a segunda vez que o Transporte recebe Alto Grau de Satisfação, o índice atual é o maior já registrado em toda a série histórica da INDSAT: 679 pontos. Ou seja, os ônibus de Nova Odessa bateram recorde em satisfação no fechamento de 2019.

Índice é reflexo da opinião dos moradores

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores.

Os moradores avaliam 16 serviços públicos e a INDSAT calcula o resultado final para facilitar a análise histórica e elaborar o ranking de satisfação da região.

Em Nova Odessa, o Transporte Público foi avaliado como “ótimo” ou “bom” por 53% da população. Ou seja, mais da metade dos moradores estão satisfeitos com o serviço. Avaliações “regulares” somam 36%. Já a reprovação é de 11%.

Top 5

Na liderança do ranking de Transporte, Nova Odessa está a apenas um ponto da vice-líder Indaiatuba. A 2ª colocada registrou 678 pontos. Valinhos aparece logo em seguida, com 670 e também Alto Grau de Satisfação.

Vinhedo tem o 4º melhor índice de satisfação: 647 pontos. Itatiba fecha as cinco primeiras colocações do ranking geral com 643 pontos. Ambas as cidades receberam Grau Médio de Satisfação em Transporte.

A INDSAT também analisa setores como Educação, Abastecimento de Água, Coleta de Lixo, Saúde e Segurança Pública, por exemplo. Além disso, o instituto acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. Os resultados serão divulgados trimestralmente até outubro.

O Aglomerado Urbano Piracicaba e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura da INDSAT. Ao todo, 36 cidades são pesquisadas.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page