Nova Odessa é líder em Transporte na RMC

14/02/2020

4º trimestre/2019

 

Pesquisa de satisfação analisou 15 municípios da região

 

 Foto: Prefeitura de Nova Odessa

 

A cidade de Nova Odessa tem o melhor índice de satisfação em Transporte Público da Região Metropolitana de Campinas (RMC). É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. O levantamento analisou as 15 maiores cidades da região e indicou que o serviço prestado tem Alto Grau de Satisfação. Os dados são do 4º trimestre de 2019.

 

O Transporte de Nova Odessa já chegou a receber índice considerado alto pela metodologia INDSAT no último trimestre de 2017: o segmento atingiu 662 pontos. 

 

Já nos demais levantamentos, as pontuações ficaram entre 588 e 643 pontos. O Grau Médio de Satisfação é atribuído sempre que o serviço analisado apresenta índices entre 500 e 649 pontos. Já o Alto Grau se refere aos segmentos que registram de 650 a 799 pontos. A partir de 800 pontos, a área passa a ser classificada com Grau de Excelência.

 

Além de ser a segunda vez que o Transporte recebe Alto Grau de Satisfação, o índice atual é o maior já registrado em toda a série histórica da INDSAT: 679 pontos. Ou seja, os ônibus de Nova Odessa bateram recorde em satisfação no fechamento de 2019.
 

 

Índice é reflexo da opinião dos moradores

 

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores. 

Os moradores avaliam 16 serviços públicos e a INDSAT calcula o resultado final para facilitar a análise histórica e elaborar o ranking de satisfação da região.

 

Em Nova Odessa, o Transporte Público foi avaliado como “ótimo” ou “bom” por 53% da população. Ou seja, mais da metade dos moradores estão satisfeitos com o serviço. Avaliações “regulares” somam 36%. Já a reprovação é de 11%.
 

 

Top 5

 

Na liderança do ranking de Transporte, Nova Odessa está a apenas um ponto da vice-líder Indaiatuba. A 2ª colocada registrou 678 pontos. Valinhos aparece logo em seguida, com 670 e também Alto Grau de Satisfação.

 

Vinhedo tem o 4º melhor índice de satisfação: 647 pontos. Itatiba fecha as cinco primeiras colocações do ranking geral com 643 pontos. Ambas as cidades receberam Grau Médio de Satisfação em Transporte.
 

 

A INDSAT também analisa setores como Educação, Abastecimento de Água, Coleta de Lixo, Saúde e Segurança Pública, por exemplo. Além disso, o instituto acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. Os resultados serão divulgados trimestralmente até outubro. 

 

O Aglomerado Urbano Piracicaba e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura da INDSAT. Ao todo, 36 cidades são pesquisadas.

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Trânsito de Araras tem Grau Médio de Satisfação

19/02/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo