top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Qualidade de Vida em Ribeirão Preto é aprovada por 33%

2º trimestre/2019

Foto: Divulgação

Com aproximadamente 700 mil habitantes, a cidade de Ribeirão Preto é um dos 10 maiores municípios do Estado de São Paulo. Neste 2º trimestre, 33% dos moradores aprovaram a Qualidade de Vida no município. Do total, 48% classificaram o setor como “regular”. A reprovação é de 19%. Os dados foram levantados pela INDSAT.

A INDSAT busca compreender a percepção dos moradores a partir da avaliação do segmento de Qualidade de Vida. A área pode ser relacionada com outros setores também analisados em Ribeirão Preto, como Segurança Pública, Geração de Empregos e Cultura, por exemplo. O instituto realiza 600 entrevistas trimestrais na cidade. Em todo o Estado de São Paulo, 6 mil pessoas participam dos levantamentos.

A pesquisa apresentou o perfil dos moradores mais satisfeitos com a Qualidade de Vida em Ribeirão Preto. Quando apenas a faixa etária dos moradores é levada em conta, pessoas mais jovens (16 a 30 anos) são as mais satisfeitas com o quesito analisado. Ao levar em conta apenas a escolaridade, a aprovação com a Qualidade de Vida é maior entre pessoas com Ensino Superior.

Índice de satisfação

A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o índice de satisfação com os serviços públicos e outras áreas da cidade.

Neste trimestre, Ribeirão Preto conseguiu 619 pontos. Por isso, a Qualidade de Vida foi classificada com Grau Médio de Satisfação. O índice é muito semelhante aos resultados já obtidos em outros trimestres.

Em 2017, a Qualidade de Vida apresentou pontuações medianas que ficaram entre 582 e 643 pontos. No ano passado, o melhor resultado foi registrado no 2º trimestre de 2018: 628 pontos.

O Grau Médio de Satisfação é atribuído aos setores que registram de 500 a 649 pontos. Ao atingir 650 pontos, o segmento é contemplado com Alto Grau de Satisfação.

A INDSAT já começou a divulgação das pesquisas para as Eleições Municipais de 2020 nas 36 cidades que fazem parte de sua cobertura. Até outubro do ano que vem, o instituto vai publicar os resultados trimestrais para incentivar o interesse e o debate pelo tema.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page