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Trânsito de Hortolândia ultrapassa pontuação média das CMPs

Pesquisas da INDSAT registram evolução nas avaliações do setor


MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Campanha "Maio Amarelo" promove conscientização no Trânsito em Hortolândia. / Foto: Divulgação/PMH

Aumentando seu patamar e ultrapassando a média do agrupamento, o Trânsito de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) se destacou nas pesquisas de março da INDSAT. As avaliações mais recentes a respeito do serviço revelaram evolução no comparativo com os dados obtidos em dezembro do ano anterior (556 pontos), registrando 598 pontos e Grau Médio de Satisfação para o setor, superando a média das demais CMPs, de 585 pontos, e se aproximando das taxas mais altas alcançadas no início de 2021.

A nota do Trânsito de Hortolândia concedida pela INDSAT é resultado das entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. A pontuação classifica o serviço em 9º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos da cidade e os critérios de satisfação da população em relação ao serviço.

As avaliações positivas a respeito do Trânsito indicam melhora no setor, após registrar queda em dezembro de 2021 (27,6%). No mês de março deste ano, a soma de ótimo e bom alcançou 30,1%, se aproximando dos resultados observados em setembro (32,6%), junho (38,1%) e março (36,4%) do ano anterior. A rejeição do serviço registrada em março acompanhou o cenário da aprovação, se recuperando após mudanças negativas no mês de dezembro, quando a soma de ruim e péssimo atingiu 36,8%. Nos resultados mais recentes, as avaliações negativas do Trânsito retornaram a níveis mais baixos, recebendo 26,6% de rejeição.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela prefeitura de Hortolândia, o mês de maio deste ano concluiu inúmeras atividades voltadas para melhorias do Trânsito da cidade, incluindo campanhas de conscientização do “Maio Amarelo” para um trânsito mais seguro, obras de melhorias nas vias, distribuição de panfletos para aproximadamente 3 mil motoristas e demais atividades informativas. Ainda segundo dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, na comparação entre 2017 e 2021 foram reduzidos diversos acidentes na cidade, assim como o número de vítimas causadas por colisões no trânsito, chegando a uma queda de 79%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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