top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Transporte Público de São José dos Campos registra salto na aprovação

Mais da metade dos moradores aprovam o serviço da Grande Cidade


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Classificado entre os 10 melhores serviços de SJC, Transporte recebeu modernização no ano anterior; projeto deve continuar neste ano. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A evolução expressiva na aprovação do Transporte Público de São José dos Campos se destacou dos demais serviços analisados na Cidade de Grande Porte (CGP). Avançando de 34,3% em setembro do ano anterior para 52,6% em janeiro deste ano, a mudança positiva na avaliação é resultado de 3,1% de ótimo e 49,5% de bom. A taxa obtida no estudo mais recente representa o maior número obtido pelo serviço no período entre novembro de 2020 e janeiro de 2023, intervalo em que permaneceu abaixo de 40% nas avaliações positivas dos moradores participantes das pesquisas.

As mudanças significativas nos indicadores também foram observadas na rejeição do Transporte, que caiu de 36,1% em setembro de 2022 para 16,4% em janeiro deste ano, percentual formado por 8,1% de ruim e 8,3% de péssimo. Assim como destacado na aprovação, o patamar atual se diferencia dos demais, neste caso por atingir o menor resultado no período de novembro de 2020 a janeiro de 2023. Em fevereiro de 2022, por exemplo, a rejeição atingiu 32,3%, saltando em seguida para 43% em abril do mesmo ano e registrando a maior avaliação negativa no estudo da CGP.

Seguindo a tendência dos demais resultados analisados na pesquisa, a pontuação do serviço aumentou 97 pontos entre o final do ano anterior e o início deste ano, avançando de 565 pontos para 662 pontos. O Transporte alcançou o Alto Grau de Satisfação em São José dos Campos, classificado em 9º entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade. A nota mantém a CGP acima da média do agrupamento, de 560 pontos, e representa a maior pontuação de SJC no período. A pesquisa, desenvolvida com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os moradores divididos por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação do Transporte foi obtida entre a população masculina, com 62,9%, seguida dos moradores com mais de 50 anos, com 60%. Na rejeição, os números foram mais expressivos entre os moradores de 31 a 50 anos, 24,9%, seguida da população feminina, com 23,4%.

O avanço no desempenho do serviço reflete a modernização observada através da implantação da Linha Verde em 2022, corredor sustentável com Veículos Elétricos sobre Pneus (VLPs). Desde o ano anterior, o sistema liga a região sul ao centro da cidade, com 14,5 km de extensão e 12 VLPs em operação. Segundo informações da prefeitura municipal, a próxima fase projetada para este ano deve contemplar a região central até o Parque Tecnológico, prevendo a construção de um novo corredor com cerca de 11 km de extensão. Ainda de acordo com a administração pública, o objetivo da CGP é avançar com o projeto de eletrificação da frota, se destacando como “uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Komentarze


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page