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Transporte Público de Paulínia registra salto expressivo na aprovação

Avaliações positivas do setor aumentaram 21,1 pontos percentuais entre janeiro e maio deste ano


MAIO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Pontuação do serviço está acima da média das CMPs. / Foto: Divulgação/MOV

Alcançando o maior patamar de aprovação desde o final de 2020, o Transporte Público de Paulínia (Cidade de Médio Porte – CMP) atingiu taxas de avaliações positivas superiores nas pesquisas da INDSAT realizadas em maio deste ano. As considerações dos moradores a respeito do serviço somaram 53% de aprovação, soma de 5,4% de ótimo e 47,6% de bom, resultando no maior número desde novembro de 2020 (33,2%). Nos meses entre os dois picos de aprovação, as avaliações positivas do Transporte oscilaram entre 32,9% em março, 32,1% em junho e 29,3% em outubro de 2021, até atingir o resultado superior em maio.

Os números a respeito da rejeição também apresentaram uma mudança significativa no período, caindo de 46,5% em janeiro para 14,4% em maio, distribuídos entre 8,5% de ruim e 5,9% de péssimo. No caso das avaliações negativas, a tendência observada nos meses anteriores foi de aumento gradual, começando com 35,4% em novembro de 2020 até atingir 40% em junho do ano anterior, saltando novamente para 42,5% em outubro até o resultado superior de janeiro. Os números, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


No desempenho da pontuação, o Transporte de Paulínia se classificou em 7º lugar entre os 16 serviços avaliados na cidade, com 676 pontos e Alto Grau de Satisfação. A avaliação posiciona o setor acima da média das CMPs, de 485 pontos, e representa salto expressivo em relação às pesquisas de janeiro, quando o serviço da cidade atingiu 526 pontos.

De acordo com informações divulgadas pela administração pública de Paulínia, uma nova empresa assumiu no mês de março as operações de transporte público da cidade, com uma nova frota composta por 56 ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-fi, tomadas para carregamento de celulares e 100% de acessibilidade, mantendo os valores das passagens a R$1,00.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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