top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Taubaté registra Alto Grau de Satisfação com a Merenda Escolar

Serviço encontra-se acima da média das Cidades de Médio Porte avaliadas pela INDSAT


MARÇO DE 2021 - CIDADES DE MÉDIO PORTE

Merenda está sendo distribuída na rede pública de ensino de Taubaté / Foto: Divulgação

Acima da média entre as Cidades de Médio Porte (CMP), Taubaté conseguiu Alto Grau de Satisfação no segmento de Merenda Escolar neste 1º trimestre de 2021. O resultado mostra que os esforços realizados pela gestão municipal estão refletindo na opinião dos moradores.

Esta foi a primeira vez que a INDSAT realizou uma rodada de pesquisas de satisfação na cidade. Além da Merenda, outros 15 serviços públicos são analisados, incluindo Coleta de Lixo, Abastecimento de Água e Transporte Público.

O índice de satisfação é resultado apenas da percepção dos moradores. Eles avaliam o serviço como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” e a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de avaliação para calcular o índice final, que vai de 200 a 1.000 pontos. O serviço público entra em uma das seguintes classificações:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

A Merenda Escolar de Taubaté recebeu 686 pontos, com 55,7% de “ótimo” e “bom”. Satisfatória, a alimentação oferecida nas escolas municipais é aprovada por mais da metade da população. A reprovação é de 11,9%.

Como auxílio durante a pandemia, a Prefeitura de Taubaté iniciou em janeiro deste ano a distribuição de marmitex para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Desta forma, as crianças e jovens recebem embalagens individuais, com refeição completa acompanhada de sobremesa.

Frutas para reforço na alimentação em casa também foi uma das novidades anunciadas pela gestão neste primeiro trimestre, mesmo período da realização das pesquisas de satisfação na cidade. A INDSAT ouviu no início de março 400 moradores de Taubaté por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro deste estudo é 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São 3 grupos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT se utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Taubaté alcance 309.483 habitantes.




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page