Segurança de Indaiatuba dispara na avaliação da INDSAT
- INDSAT
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Com pontuação mais elevada em mais de 4 anos, setor se aproxima da Excelência
SETEMBRO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

O desempenho da Segurança Pública de Indaiatuba registrou 794 pontos no levantamento INDSAT realizado em setembro, alcançando o maior patamar do serviço em mais de 4 anos. A apenas 6 pontos do nível mais alto de satisfação da INDSAT, o Grau de Excelência, o setor saltou 43 pontos entre junho a setembro, indicando a maior nota da Segurança em todo o período entre novembro de 2020 a setembro deste ano. A nota está bem acima da média das Cidades de Médio Porte, com 605 pontos no levantamento. O período em destaque também marca o tempo em que a Segurança se mantém em Alto Grau de Satisfação, além de permanecer acima da média pelo mesmo período, com exceção apenas de março deste ano.
No ranking doméstico, a pesquisa aponta que a Segurança foi o 3º setor melhor avaliado em Indaiatuba, após os 2 primeiros colocados alcançarem Excelência.

A aprovação do setor chegou a 81%, maior resultado dos últimos anos. A taxa é 4,4% mais elevada que a obtida no levantamento anterior, representando a soma de 20% de ótimo e 61% de bom. Seguindo a mesma tendência de melhor observada na aprovação, a rejeição caiu nos últimos meses, indicando a menor taxa em todo o período: apenas 2,8% reprovam o setor, com resultados de 1,8% de ruim e 1% de péssimo. No total, 400 moradores participaram do estudo, com dados considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Entre os grupos de moradores divididos por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação foi registrada no agrupamento masculino, com 86,3%. A rejeição foi mais elevada entre a população evangélica, com 4,8%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Indaiatuba alcance 267.796 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).