7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Segurança de São José dos Campos se mantém acima da média

Com 598 pontos, serviço permanece no Grau Médio de Satisfação da INDSAT


OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Dados do CSI indicam diminuição nas ocorrências criminais. / Foto: Divulgação/PMSJC

Mantendo o Grau Médio de Satisfação das pesquisas anteriores, a Segurança de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP) alcançou novamente pontuação acima da média das Grande Cidades no levantamento da INDSAT realizado em outubro. Com 598 pontos, São José manteve distância da média de 558 pontos das CGPs, se classificando em 13º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade.

O desempenho da aprovação apresentou números modestos, com 34,9% de avaliações positivas (2,5% de ótimo e 32,4% de bom). A somatória revela mais uma oscilação na aprovação do setor, que variou entre 29,3% em fevereiro, 42,4% em abril e 42,4% em julho.

Nos critérios de rejeição, o resultado atual atingiu 26% (13,8% de ruim e 12,2% de péssimo), com mudanças entre 32,2% em fevereiro, 21% em abril e 22,4% em julho. Participaram da pesquisa 600 moradores maiores de 16 anos. Os números consideram margem de erro de 4% com intervalo de confiança de 95%.

De acordo com informações da prefeitura, indicadores criminais têm indicado diminuição de ocorrências desde a implantação do programa São José Unida, chegando a 68% de redução. Entre os destaques do segmento está a implantação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), sistema que capta imagens de câmeras espalhadas pela cidade monitoradas em tempo real pela equipe de segurança do programa.

Segundo a divisão da INDSAT para analisar os bairros de São dos Campos, os setores seriam agrupados da seguinte forma:

Assim, é possível observar que a maior aprovação foi registrada no setor 5 (Jardim de Granja, Jardim Uirá, Parque Residencial Flamboyant e arredores), com 43,4%, seguida do setor 6 (Floradas de São José, Residencial Cidade Jardim, Bosque dos Eucaliptos e vizinhanças), com 37,2%. Já a rejeição foi mais significativa no setor 3 (Jardim Topázio, Vila Bandeirantes, Jardim Paulista e adjacências), com 41%, seguida do setor 6, com 26,8%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon