top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Saúde Pública de São José dos Campos se mantém acima da média das CGPs

ABRIL de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

São José dos Campos sempre se posicionou acima da média das CGPs / Foto: Cláudio Vieira - PMSJC

A Saúde Pública de São José dos Campos se manteve em abril com índice de satisfação acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP) pesquisadas pela INDSAT no segundo trimestre de 2021. Com 586 pontos no ranking, a Saúde de São José dos Campos se classificou com Grau Médio de Satisfação. A média das CGPs fechou abril em 542 pontos.

Entre 2017 e 2020, a Saúde Pública de São José dos Campos nunca esteve abaixo da média das 10 maiores cidades do Estado. Em 2021, já com estudo da INDSAT alcançando também cidades com mais de 400 mil habitantes, o setor público també se manteve com resultado acima da média.

Índice da Saúde Pública de SJC, em azul, comparado ao índice médio das Cidades de Grande Porte, em laranja

A Saúde Pública é um dos setores mais delicados avaliados pela INDSAT. Desde o início dos estudos de satisfação em 2016, em nenhum momento uma CGP alcançou Alto Grau de Satisfação. O melhor resultado deste agrupamento movimentou-se entre 350 e 499 . Ou seja, em Baixo Grau de Satisfação.

Somente a partir de 2020, com o início da pandemia, os índices da Saúde Pública apresentaram significativa melhora na maioria das 10 maiores cidades do Estado, mas apenas em São José dos Campos conseguiu ingressar em Grau Médio de Satisfação.

Em novembro de 2020, com a entrada neste grupo de cidades com mais de 400 mil habitantes, o índice da Saúde Pública entre as CGPs alcançou Grau Médio de Satisfação, índice que vem sendo mantido por São José dos Campos desde o início da pandemia.

"Está bem claro que a pandemia melhorou a percepção da população das grandes cidades com o serviço de Saúde Pública. Isso porque ele passou a ser mais exigido e visualizado pela população", avalia o pesquisador Paulo Ricardo Gomes, diretor de Planejamento da INDSAT. "Até então o que havia para boa parte da população, principalmente, entre os que pouco utilizam a Saúde Pública, era uma percepção mais midiática do que real", acrescenta ele. "Ou seja, a população absorvia muito mais o que era trazido pela mídia que, na imensa maioria dos casos, são notícias negativas sobre o setor do que realmente acontecia diariamente na Saúde Pública destas cidades ", completa.

A INDSAT mede, desde outubro de 2016, em diversas cidades paulistas a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.



Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. A cidade de São José dos Campos está incluída no agrupamento das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page