top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Saúde de São José dos Campos avança, com pontuação acima da média das Grandes Cidades

Cidade será a primeira do país a criar Sistema de Trauma especializado, ligado ao Hospital Municipal


JANEIRO DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Serviço será pioneiro na implantação de novo sistema. / Foto: Charles de Moura/PMSJC

Pesquisa da INDSAT realizada no início do ano indica que a Saúde Pública de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) está 95 pontos acima da média do agrupamento. Considerando os 568 pontos obtidos no levantamento de janeiro em SJC, a demais CGPs continuam com pontuação inferior nas pesquisas, registrando 473 pontos.

O desempenho da Saúde classifica o serviço com Grau Médio de Satisfação entre os 600 moradores maiores de 16 anos entrevistados pela INDSAT, ocupando o 14º lugar entre os 16 setores públicos avaliados na CGP.

A nota registrada no início de 2023 é a maior desde abril do ano anterior, quando o serviço atingiu 609 pontos. Desde então, a Saúde apresentou queda nas avaliações, indicando possível retomada de patamar mais elevado no estudo mais recente.

Segundo as informações divulgadas pela prefeitura municipal, o setor deve receber diversos investimentos no 1º semestre do ano, começando pela novidade anunciada no início de abril a respeito da implantação do Sistema de Trauma vinculado ao Hospital Municipal. O projeto desenvolvido em SJC representa a primeira cidade do país a criar o sistema especializado, contando com o apoio de especialistas como a Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O projeto teve início há cerca de três meses, com a ideia inicial de discutir protocolos de tratamento para pacientes com Covid-19. A partir de inúmeras abordagens e discussões, foi projetada a ideia do Sistema de Trauma, alinhado ao objetivo de aprimorar o sistema especializado no país. De acordo com as informações divulgada no portal de notícias da prefeitura, o projeto visa ainda "abrir frentes em outras cidades", tendo início em SJC em função do "alto nível de maturidade profissional" no setor da CGP. Mais detalhes a respeito do projeto podem ser conferidas no portal da prefeitura.


Nas avaliações da INDSAT, atualmente a aprovação da Saúde Municipal alcança 27,8% dos moradores entrevistados. O número é formado por 2,6% de ótimo e 25,2% de bom. Já a rejeição representa 33% das avaliações coletadas, distribuídas entre 19,6% de ruim e 13,4% de bom. A pesquisa, baseada por completo na opinião dos entrevistados, considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page