Santo André registra Alto Grau de Satisfação no Abastecimento de Água
- INDSAT
- há 9 horas
- 2 min de leitura
Entre os melhores serviços avaliados na Grande Cidade, setor obtém 743 pontos INDSAT
JUNHO DE 2025 - CIDADE GRANDE PORTE

Cidade de Grande Porte, Santo André registrou 743 pontos no Abastecimento de Água nas pesquisas INDSAT, realizadas em junho deste ano. Classificado a partir da pontuação como o 2º melhor serviço da cidade, o Abastecimento obteve Alto Grau de Satisfação, mantendo a satisfação do setor em alta desde abril de 2021. No período, o setor registrou oscilações em relação à média das Grandes Cidades, indicando no momento atual 2 pontos abaixo da média do agrupamento, de 745 pontos.
O Abastecimento chegou a 796 pontos em janeiro de 2024, melhor nota do serviço nos últimos anos.

Nas análises que resultam na aprovação, 75,5% dos entrevistados disseram aprovar o Abastecimento de Água em Santo André. O patamar representa queda de 13,4% no comparativo com os resultados de março (88,9%). A rejeição também aumentou no período, de 3,4% no 1º trimestre para atuais 5,4%.
As taxas positivas são formadas por 3,2% de ótimo e 72,3% de bom.
As taxas negativas somam 3,4% de ruim e 2% de péssimo. Outros 19,1% consideram o serviço regular.
A pesquisa é baseada diretamente na opinião de 600 moradores entrevistados pela INDSAT, todos maiores de 16 anos. Os números consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Segundo informações da prefeitura municipal, Santo André foi classificado como o décimo município do estado de São Paulo com o melhor índice de saneamento básico, considerando serviços como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. As informações divulgadas no portal de notícias da prefeitura são do Ranking do Saneamento 2025, do Instituto Trata Brasil. O levantamento considera as 100 maiores cidades do país com mais de 200 mil habitantes, classificando Santo André na 22º posição no ranking nacional.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2025 é de que Santo André alcance 778.711 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).