6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

Saúde em Amparo se aproxima do Alto Grau de Satisfação

Setor tem 51% de ótimo e bom e 649 pontos no ranking INDSAT, ficando apenas um ponto do Alto Grau


ABRIL DE 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Saúde Pública de Amparo tem índice acima da médias das CPPs / Foto: Redes Sociais

Mais da metade dos moradores de Amparo está satisfeita com a Saúde Pública do município. A pesquisa da INDSAT mostrou ainda que a área está a apenas 1 ponto do Alto Grau de Satisfação do instituto. São poucas as cidades no Estado que conseguem colocar a Saúde de seus municípios neste patamar do ranking.

O levantamento realizado no final de abril com 400 moradores de Amparo apresentou os seguintes resultados em relação à Saúde Pública do município: 51,1% de “ótimo” e “bom”, 28,1% de “regular” e 20,7% de “ruim” e “péssimo”. A margem de erro é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

A partir destes dados, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos e outras áreas do município. A nota vai de 200 a 1.000 pontos e, no caso de Amparo, a Saúde recebeu 649 pontos, colocando-a dentro da classificação mediana na separação feita pelo instituto, mas muito próximo do segundo grau mais elevado do ranking e também bem acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), que em abril estava em 581 pontos.

Veja como é feita a classificação:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência

Ao atingir 650 pontos, a Saúde Pública de Amparo passa a ser classificada com Alto Grau de Satisfação. Por isso, a INDSAT vai continuar acompanhando as movimentações da opinião pública da cidade.

Nove setores, incluindo Coleta de Lixo, Iluminação Pública, Merenda Escolar e Segurança ficaram com classificação satisfatória. Ao todo, 16 serviços públicos são avaliados no município, e o resultado reflete exclusivamente a opinião dos moradores.

Esta é a primeira pesquisa realizada em Amparo pela INDSAT. Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São 3 grupos:

  • Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

  • Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

  • Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Amparo alcance 69.861 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes