Qualidade de Vida indica satisfação mais elevada nas Grandes Cidades
- INDSAT

- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
No 1º semestre de 2024, segmento se destaca por atingir melhor pontuação nas CGPs avaliadas pela INDSAT
1º SEMESTRE DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE
Considerando as Cidades de Grande Porte avaliadas pela INDSAT no 1º semestre de 2024, isto é, cidades com mais de 400 mil habitantes, a Qualidade de Vida se destacou nos estudos do agrupamento. No período, a pesquisa de satisfação contemplou cidades como São José dos Campos e Santo André, indicando a Qualidade de Vida como o melhor serviço entre os os demais avaliados nas CGPs.
No caso de São José dos Campos o segmento registrou Grau de Excelência, indicador mais expressivo de satisfação na INDSAT, com 809 pontos. Em Santo André, o setor recebeu 691 pontos e Alto Grau de Satisfação. Os resultados refletem exclusivamente a opinião de 600 moradores sobre o setor, com dados coletados através das pesquisas INDSAT.
Os resultados em destaque da Qualidade de Vida mantiveram o desempenho elevado observado no começo do semestre, momento em que o setor também indicou a melhor avaliação entre os serviços de São José dos Campos. Em Santo André, a Qualidade de Vida iniciou 2024 em posições mais baixas no ranking doméstico INDSAT, em 8º lugar na CGP, mas permaneceu com Alto Grau de Satisfação.
De modo geral, a Qualidade de Vida observada nas cidades avaliadas pela INDSAT tem indicado bons resultados ao longo do 1º semestre. O destaque das CGPs também pode ser observado nos demais agrupamentos, onde o setor ocupa posições elevadas na percepção dos moradores.
Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dados obtidos em 2023 mostram que a Qualidade de Vida do brasileiro "melhorou num intervalo de nove anos, com avanço em áreas como moradia, saúde, educação e lazer".
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.




























