top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Qualidade de Vida de Hortolândia mantém Alto Grau de Satisfação

5º melhor avaliado na cidade, serviço recebe 687 pontos na INDSAT


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Avaliações positivas do setor retomam alto, com 52,1% de aprovação. / Foto: Divulgação/PMH

Participantes das pesquisas da INDSAT de junho classificaram a Qualidade de Vida de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) como o 5º melhor serviço avaliado entre os 16 setores públicos da cidade. Com margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%, os dados revelam nota de 687 pontos para o setor, com base em entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos. A pontuação da CMP supera a média do agrupamento, de 655 pontos, e registra aumento em relação aos números obtidos em março deste ano, quando Hortolândia recebeu 679 pontos para a Qualidade de Vida.

A mudança positiva foi repetida na aprovação, que saltou de 45,6% em março para 52,1% de avaliações positivas em junho, soma de 4,3% de ótimo e 47,9% de bom. Em dezembro do ano anterior, a aprovação registrou 53,9%, uma das maiores taxas no período entre março de 2021 e junho deste ano. O comportamento de altos e baixos nos critérios de ótimo e bom tem se repetido ao longo de todo o ano de 2021, registrando mudanças constantes nos resultados observados pelas pesquisas.

Com números pouco mais estáveis em relação à aprovação, as avaliações negativas fecharam o levantamento de junho com 10% de rejeição, distribuída entre 7% de ruim e 3% de péssima. O resultado atual representa aumento após os meses de dezembro de 2021 e março deste ano, com 9,6% e 7,3%, respectivamente. Baseada em critérios como saúde, renda, habitação e saneamento, por exemplo, a Qualidade de Vida é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a união de diversos fatores que contribuem para o bem estar do indivíduo e da população como um todo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page