Qualidade da Água é o 3º melhor serviço de Hortolândia
- INDSAT

- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Entre os setores melhor avaliados da cidade, Qualidade da Água se destaca pela pontuação elevada
JUNHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Levantamento INDSAT realizado em Hortolândia indicou a Qualidade da Água entre os 3 melhores serviços da Cidade de Médio Porte. Acima da média das CMPs, o setor registrou 758 pontos, 47 pontos acima do agrupamento. Além do avanço em relação à média do setor, a Qualidade da Água também avançou nas análises internas do serviço, apontando salto de 21 pontos entre março a junho deste ano. A nota é a mais elevada desde o final de 2023, quando os indicadores de satisfação registraram 773 pontos. Com os resultados obtidos, a Qualidade indica mais uma vez Alto Grau de Satisfação, mantendo o indicador há mais de 4 anos seguidos.

A mudança positiva também aconteceu na aprovação, que saltou de 78,1% em março para atuais 82,1%. O número representa a soma de 4,3% de ótimo e 77,8% de bom. O patamar é o mais alto desde o final de 2023.
Os resultados negativos caíram no período, de 8,8 em março para atuais 6,1%, soma de 4,8% de ruim e 1,3% de péssimo. No histórico do setor, a rejeição é a mais baixa dos últimos 2 anos. No total, 400 moradores participaram do estudo, com resultados considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Entre os bairros da cidade agrupados por setor, a maior aprovação da Qualidade da Água foi registrada no setor 5 (Jd. Rosolen, Jd. Santa Esmeralda, Jd, Adelaide e arredores), com 92,6%. A rejeição foi mais expressiva no setor 7 (Jd. Amanda II, Pq. Horizonte, Jd. Novo Horizonte e proximidades), com 12,9%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Hortolândia alcance 247.331 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























