top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Qualidade da Água tem a melhor avaliação em Itapira, com Alto Grau de Satisfação

Acima da média, setor avançou em relação à pesquisa anterior


DEZEMBRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUNO PORTE

Profissionais da Estações de Tratameto de Água e Esgoto de Itapira explicam aos alunos da rede municipal como acontece o processo de tratamento nas unidades responsavéis pelo serviço. Setor recebeu aprovação de 87,6% na INDSAT. / Foto: Divulgação/PMI.

Estudo desenvolvido pela INDSAT em Itapira mostra que a Qualidade de Água da Cidade de Pequeno Porte (CPP) foi avaliada como o melhor serviço entre os moradores participantes das pesquisas de satisfação. Com 777 pontos e Alto Grau de Satisfação, a Qualidade de Água da CPP se manteve acima da média do agrupamento, de 691 pontos, ocupando o 1º lugar entre os 16 serviços públicos considerados no levantamento da INDSAT. A pontuação atual do setor supera os dados obtidos em junho (775 pontos) e setembro (769 pontos), se aproximando do maior patamar observado em 2023, no mês de março (783 pontos). Com os resultados registrados em dezembro, a Qualidade de Água de Itapira encerra 2023 com avanço no setor.

Entre junho e dezembro, a aprovação do serviço também aumentou no levantamento, saltando de 85,4% para 87,6%. O resultado atual é formado por 5,3% de ótimo e 82,3% de bom, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%. As avaliações positivas do final deste ano superam o patamar observado no mesmo pe´riodo de 2022, quabndo 86,9% aprovaram o setor.

Dos 400 moradores participantes do estudo, 4 disseram reprovar a Qualidade da Água de Itapira, divididos entre avaliações de 3,5% de ruim e 0,5% de péssimo. O indicador é o mais elevado de 2023, mas está abaixo do observado em dezembro de 2022, quando 6,3% avaliaram o serviço de forma negativa.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page