top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Piracicaba tem Qualidade de Vida avaliada como um dos melhores atributos da cidade

51,3% aprovam o segmento da CGP, enquanto 9,9% apontam rejeição nas pesquisas


ABRIL DE 2023 - CIDADE DE GRANDE PORTE

3º melhor avaliado na cidade, atributo mantém Alto Grau de Satisfação na INDSAT. / Foto: Divulgação/PMP.

Entre os moradores entrevistados pela INDSAT, mais da metade aprova a Qualidade de Vida de Piracicaba (Cidade de Grande Porte - CGP). O levantamento realizado em abril deste ano mostra que 51,3% avaliam positivamente o atributo, com opiniões entre 6,1% de ótimo e 45,2% de bom. O patamar supera a rejeição do segmento, que registrou 9,9% nas pesquisas (4,9% de ruim e 5,1% de péssimo).

No comparativo com os dados de janeiro do mesmo ano os resultados apresentaram mudanças nos indicadores, observando aprovação anterior de 60,6% e rejeição de 6,4%.

Os números, baseados na opinião de 600 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

O atributo foi classificado como 3º melhor avaliado entre os 16 serviços públicos de Piracicaba, com 685 pontos e Alto Grau de Satisfação na INDSAT. O indicador de satisfação permanece o mesmo desde julho de 2022, mas registra em abril deste ano o menor resultado de pontuação das pesquisas. A nota também ficou abaixo da média das CGPs, de 711 pontos.

As pesquisas mostram ainda resultados a respeito da satisfação dos entrevistados em morar Piracicaba. Do total, 83,3% dizem estar satisfeitos ou muito satisfeitos morando na CGP, enquanto 15,7% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

Na divisão de moradores por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior taxa de satisfeito ou muito satisfeito foi observada entre a população de 16 a 30 anos, com 87,8%. Já os indicadores de insatisfação foram mais expressivos entre a população evangélica, com 18,7%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page