1 - 970x250 (3).jpg

Pesquisas da INDSAT revelam Limpeza de Piracicaba acima da média das CGPs

Resultados obtidos no levantamento concedem Alto Grau de Satisfação para o serviço


JULHO DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Limpeza alcança 64,3% de avaliações positivas em Piracicaba. / Foto: Divulgação/PMP.

Analisada pela INDSAT baseada na entrevista com moradores piracicabanos, a Limpeza Pública de Piracicaba (Cidade de Grande Porte – CGP) conquistou pontuação acima da média do agrupamento e Alto Grau de Satisfação, atingindo 704 pontos. O resultado supera a média das CGPs, de 681 pontos, e posiciona o serviço como 3º melhor avaliado na cidade entre os 16 serviços públicos considerados pelo estudo.

O total de aprovação da Limpeza alcançou 64,3%, soma de 2,9% de ótimo e 61,4% de bom. A avaliação, realizada pela INDSAT de acordo com a opinião dos 600 participantes maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%. Na rejeição, as avaliações negativas atingiram 11,2%, resultado de 7,4% de ruim e 3,9% de péssimo.

Em uma análise mais detalhada, a INDSAT sugere uma divisão da cidade por bairros:

Desta forma, é possível identificar que a maior aprovação da Limpeza em Piracicaba foi registrada no setor 5 (Jaraguá, Paulista, Enxofre e arredores), com 73%, seguida do setor 2 (Santa Teresinha de Piracicaba, Jardim Castor, Residencial Andorinha e proximidades), com 70,4% de avaliações positivas. No caso da rejeição, as avaliações negativas foram mais elevadas no setor 4 (Centro, Parque da Rua do Porto, Alto e vizinhanças), com 16,8%, acompanhado do setor 3 (Jardim Parque Jupiá, Algodoal, Vila Rezende e adjacências), com 14,7% de ruim e péssimo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes