top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Pela primeira vez, Saúde de Itapira conquista Alto Grau de Satisfação

Pela primeira vez, Saúde de Itapira conquista Alto Grau de Satisfação


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Com a maior aprovação em dois anos, Saúde se destaca nas avaliações de Itapira. / Foto: Divulgação/PMI.

Itapira conquistou em dezembro de 2022 patamar de destaque nas pesquisas da INDSAT. Pela primeira vez desde que integra o agrupamento das Cidades de Pequeno Porte participantes das pesquisas de serviços públicos, a Saúde Pública da CPP alcançou Alto Grau de Satisfação no levantamento, atingindo 670 pontos. O desempenho mantém o setor acima da média do agrupamento (595 pontos), classificando a Saúde em 10º lugar entre os 16 serviços avaliados em Itapira.

A aprovação do segmento também indicou evolução na INDSAT, com o maior índice de avaliações positivas no período entre maio de 2021 e dezembro de 2022. 51,2% dos moradores entrevistados aprovaram a Saúde, com considerações entre 4,6% de ótimo e 46,6% de bom. A taxa supera os patamares até então mais altos registrados no período, em agosto de 2021 (49,9%) e maio de 2022 (42,9%).

A queda da rejeição entre agosto e dezembro de 2022 chegou a 13,6 pontos percentuais, caindo de 29,1% para atuais 15,5%. As avaliações negativas mais recentes representam um dos menores patamares do período, junto aos resultados observados em maio do mesmo ano (15,4%). Os dados obtidos pelas pesquisas refletem a opinião de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os moradores de Itapira divididos por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Saúde foi registrada na população de 31 a 50 anos, com 60,8%, acima da aprovação geral do serviço. Já a rejeição foi mais expressiva entre moradores de faixa etária entre 16 a 30 anos, com 22,4%.

Seguindo o planejamento iniciado em 2022, a prefeitura municipal divulgou no início deste ano a retomada do mutirão de consultas oftalmológicas, com o objetivo de atender a demanda na especialidade. De acordo com informações da administração pública, o número de atendimentos tem aumentado nos últimos anos: em 2021, foram realizadas 2.676 consultas na rede pública; já em 2022, com o início do mutirão, o número saltou para 3.487. Segundo os dados divulgados no portal de notícias da prefeitura, os atendimentos têm sido realizados em parceria com o Consórcio Municipal de Saúde.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page