Para 31% dos moradores, São João da Boa Vista avançou nos últimos dois anos
- INDSAT
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Pesquisa da INDSAT realizada no início de 2023 mostra percepção da população em relação ao crescimento da cidade
MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Entre os 400 moradores de São João da Boa Vista participantes do levantamento da INDSAT, 31% indicou perceber os avanços da Cidade de Pequeno Porte (CPP) nos últimos dois anos. Os índices da pesquisa mostram que a maior representatividade entre as opiniões sobre o crescimento é observada entre moradores evangélicos, chegando a 39%. Os demais grupos demográficos definidos pela INDSAT, como gênero, faixa etária e nível de escolaridade, registraram entre 36,7% (escolaridade fundamental) e 23,6% (católicos) de avaliações positivas sobre a situação da cidade. Já 51,3% do total disseram que São João da Boa Vista "ficou parada" no período avaliado, com maior expressividade entre a população católica (58,3%).

As avaliações negativas sobre o crescimento da CPP chegaram a 14,5%, classificando a situação como "andou para trás". O indicador foi mais expressivo entre a população de 31 a 50 anos, chegando a 17,9% nas pesquisas. Além das avaliações positivas e negativas, 3,3% dos moradores disseram não saber responder sobre o avanço da cidade.

Em relação à evolução da cidade nos últimos dois anos, 48,5% classificaram que São João da Boa Vista está no "rumo certo", enquanto 33,5% classificaram o caminho escolhido como "rumo errado". 18% dos moradores não soube responder. Para a elaboração dos resultados, a margem de erro da pesquisa é de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM e PÉSSIMO obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que São João da Boa Vista alcance 87.733 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).