top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

1º lugar da CMP, Coleta tem Grau de Excelência em Indaiatuba

Setor registra salto na pontuação e mantém nível mais alto de satisfação da INDSAT


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Rejeição da Coleta caiu para 0,8% em junho, após registrar 2,5% em março deste ano. / Foto: Divulgação/PMI

Registrando Grau de Excelência em Indaiatuba (Cidade de Médio Porte – CMP), a Coleta de Lixo da cidade recebeu 827 pontos e se classificou como o melhor serviço da CMP, mantendo o nível mais alto de satisfação concedido pela INDSAT e superando a pontuação observada em março deste ano (819 pontos). Além da evolução observada sobre os próprios patamares, a Coleta de Indaiatuba também se manteve acima da média do agrupamento, de 781 pontos, e se aproxima da maior nota atingida pelo serviço em dezembro de 2021, quando atingiu 832 pontos.

As pesquisas a respeito da Coleta revelaram mudanças significativas na rejeição do serviço, que chegou a 0,8% de ruim no levantamento mais recente. O resultado é o menor obtido no período entre novembro de 2020 até junho deste ano, com ligeiras oscilações entre os meses de março de 2021 (2,8%) a março de 2022 (2,5%), registrando 2,5% em junho, 2,8% em setembro e 2% em dezembro do ano anterior. Os dados, coletados através de pesquisas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Com a mesma tendência de evolução, a aprovação da Coleta em Indaiatuba concluiu as pesquisas mais atuais da INDSAT com 94,9% de avaliações positivas (19,4% de ótimo e 75,5% de bom), representando o segundo maior patamar entre novembro de 2020 (95%) a junho deste ano. O número revela mais um aumento na aprovação do serviço, observado desde as pesquisas de setembro (84,8%) e dezembro do ano anterior (91,9%) até março deste ano (92,7%).

A principal novidade anunciada pela prefeitura sobre o serviço é referente a construção de novo Ecoponto de Inertes no Jardim Eldorado, oferecendo uma nova opção para o descarte correto de materiais incluído entulhos de pequenas reformas. Segundo as informações publicadas no portal da prefeitura, o espaço de coleta já existe em outras regiões da cidade, mas a nova construção também abriga “instalações de educação ambiental para fortalecer o trabalho de estímulo ao descarte correto dos resíduos sólidos urbanos”. Com previsão de entrega para o final de julho, a obra acontece em parceria com a Corpus, empresa que detém a concessão do serviço de limpeza urbana do município. No mês de maio, a administração pública também anunciou a instalação de uma ilha ecológica no Jardim Esplanada I, com o objetivo de atender os moradores da região e a população que utiliza o espaço de lazer do Parque Pet.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page