top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Mais da metade dos moradores aprovam a Merenda de Limeira

Registrando alta na INDSAT, serviço agrada mais do que no mesmo período do ano anterior


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço se destaca como 5º melhor avaliado em Limeira, com Alto Grau de Satisfação na INDSAT. / Foto: Divulgação/PML.

Indicando avanço no levantamento que avalia os serviços públicos de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) a Merenda Escolar foi aprovada por mais da metade dos moradores participantes das pesquisas da INDSAT, realizada em dezembro do ano anterior. As avaliações positivas chegaram a 63,5% (2,4% de ótimo e 61,1% de bom), mais que o observado em setembro do mesmo ano (50,2%) e nos demais meses de 2022. O número também supera os dados obtidos em dezembro de 2021, quando a Merenda recebeu 50,6% de aprovação nas pesquisas.

Ao mesmo passo em que a aprovação aumenta na cidade, a rejeição do serviço diminuiu no período, chegando em taxas menores que as registradas desde junho de 2022 (21,9%). Atualmente, a soma de ruim e péssimo fechou o ano com 12,5%, um dos menores resultados do ano, logo após os 11,8% apresentados em março. Os dados consideram a opinião de 400 moradores maiores de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de 4,8%, sob intervalo de confiança de 95%.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da CMP, a Merenda ocupa o 5º lugar, com 697 pontos e Alto Grau de Satisfação. A nota é 40 pontos acima da obtida em setembro (657 pontos), mas permanece abaixo da média do agrupamento, de 738 pontos.

As mudanças positivas nas avaliações podem seguir nos próximos meses, uma vez que um novo plano alimentar está sendo implementado na Merenda da cidade. As informações, divulgadas no portal de notícias da prefeitura municipal, mostram que um novo cardápio tem sido elaborado para a retomada das aulas de 2023, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Ministério da Educação. Entre as novidades na Merenda estão a oferta de alimentos mais naturais e menos processados, com inclusão de opções para alunos intolerantes ao glúten e à lactose, por exemplo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Limeira alcance 299.031 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page