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  • INDSAT

Limpeza Pública é o 5º melhor serviço de Itapira

Acima da média das CPPs, setor alcança 748 pontos e Alto Grau de Satisfação da INDSAT


MAIO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação alcança 76,8% de avaliações positivas, chegando a 84,6% em algumas regiões da cidade. / Foto: Divulgação/PMI

Avaliada entre os cinco melhores serviços de Itapira (Cidade de Pequeno Porte - CPP), a Limpeza Pública da cidade alcançou avaliações positivas nas pesquisas da INDSAT desenvolvidas em maio deste ano. Com 748 pontos, Alto Grau de Satisfação e 5º lugar entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT na CPP, a Limpeza atingiu ainda pontuação superior das demais Pequenas Cidades, de 720 pontos.

Nas considerações a respeito da aprovação do serviço, as pesquisas revelaram 76,8% de avaliações positivas, soma de 8,3% de ótimo e 68,4% de bom. Os resultados mais recentes representam aumento em relação aos dados de fevereiro (75,8%), mas estão abaixo dos números obtidos em novembro (82,1%) e agosto de 2021 (77,3%).

O cenário observado na rejeição foi o menos favorável a respeito do serviço, alcançando as maiores taxas de avaliações negativas do período: com 8,6% de ruim e péssimo, os resultados de maio superam as taxas dos meses anteriores, que alcançaram 7,3% em fevereiro deste ano, 3,8% em novembro, 7,8% em agosto e 8,1% em maio de 2021. Os dados, obtidos através da participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT propõe a seguinte divisão da cidade para uma análise mais detalhada do serviço:

Assim, é possível observar que a maior aprovação da Limpeza foi registrada no setor 1 (Centro e arredores), com 84,6%, seguida do setor 7 (Condomínio Residencial Colina de São Francisco, Condomínio São Marcos, Jardim Camburiú e proximidades) com 84,4%. Já a rejeição foi mais significativa no setor 4 (Vila Penha do Rio do Peixe, Conjunto Habitacional Vila Penha do Rio do Peixe, Conjunto Residencial Euclides de Figueiredo e vizinhanças), com 17,7%, seguida do setor 2 (Cubatão, Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, Vila Maria e adjecências), com 13,9%.

Ao longo do mês de junho, a prefeitura municipal tem realizado a limpeza de diversas áreas públicas, com o objetivo de prevenir e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue. A administração divulgou ainda que as ações de limpeza têm sido realizadas em diversas localizadas, incluindo “imóveis privados abandonados, evitando a proliferação do mosquito (...) e demais animais peçonhentos”.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

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