top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Limpeza em Sorocaba tem Alto Grau e 66,7% de aprovação

Nota do setor está acima da média das Cidades de Grande Porte, com mais de 400 mil habitantes


JUNHO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Com nota acima da média das CGP's e evolução nas avaliações, Limpeza Pública de Sorocaba tem 66,7% de aprovação. / Foto: Divulgação PMS.

A evolução das avaliações da Limpeza Pública de Sorocaba (Cidade de Grande Porte) entre novembro de 2020 e junho de 2021 é significativa. Com Alto Grau de Satisfação, a nota atual da CGP, de 715 pontos, é consideravelmente maior que a nota registrada em novembro do ano anterior, de 645 pontos.

As taxas de aprovação e rejeição presenciaram mudanças parecidas. Em novembro, a aprovação da Limpeza foi 41,3%. Em junho deste ano, a taxa saltou para 66,7% (4,9% de ótimo e 61,8% de bom). A rejeição, que em novembro atingiu 16,5%, caiu para 8,9% em junho (3,9% de ruim e 5% de péssimo). Os números são resultado do levantamento realizado na quarta semana de junho, que ouviu 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Entre as ações que refletem esta melhora está o projeto “Sorocaba Linda de Verdade”. De acordo com o portal da prefeitura, o projeto (idealizado pela administração atual) contempla diversos serviços, como roçagem de mato, manutenção de brinquedos, limpeza de locais onde foram feitos descartes irregulares de entulho, limpeza de bocas de lobo, revitalização de parques e locais públicos, etc.

Posicionado em 4º lugar no ranking doméstico INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, a aprovação da Limpeza tem se destacado em algumas regiões específicas da cidade. Para uma análise mais detalhada, a INDSAT dividiu a cidade de Sorocaba em sete setores, conforme o mapa abaixo:

Com a divisão, é possível observar que a maior taxa de aprovação foi registrada no setor 5 (Jardim Europa, Jardim América, Vergueiro e vizinhanças) e no setor 2 (Parque São Bento, Vitória Régia, Paineiras e arredores), com 79,2% e 76,9%, respectivamente. A maior rejeição, registrada no setor 4 (Vila Hortência, Jardim Gonçalves, Vila Haro e adjacências), foi de 15,1%, seguida do setor 3 (Vila Nova Sorocaba, Jardim Francini, Vila Helena e vizinhanças), com 11,3%.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Sorocaba alcance 658.547 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page