top of page
2 - 01) 1200x628px.png

Limpeza de São José dos Campos está acima da média das Grandes Cidades há mais de 1 ano

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 9 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Serviço mantém pontuação superior à média das Grandes Cidades há mais de um ano


JANEIRO DE 2022 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Mesmo com menor patamar desde fevereiro de 2021, aprovação alcançou 72,8%. / Foto: Divulgação/PMSJC

Recebendo lugar de destaque nas pesquisas da INDSAT realizadas em São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) em janeiro, a Limpeza Pública da cidade garantiu novamente o Alto Grau de Satisfação e a pontuação acima da média das CGPs. Com 756 pontos e 2º lugar entre os 16 setores públicos da cidade, a Limpeza ultrapassou mais uma vez a média das grandes cidades, de 697 pontos.

Os demais critérios de avaliação do serviço não seguiram o mesmo cenário positivo da pontuação. A aprovação do setor, por exemplo, alcançou 72,8% em janeiro (12,4% de ótimo e 60,4% de bom) e registrou o menor patamar desde fevereiro de 2021, quando a somatória atingiu 73,3%; nos demais meses do ano anterior, a aprovação apresentou oscilações entre 81,3% em abril, 78,8% em julho e 76,7% em outubro.

No caso de rejeição, as taxas atuais não foram as mais altas, mas se aproximaram de patamares mais elevados que o observado no levantamento anterior: em janeiro, a soma de ruim e péssimo alcançou 4,5%, registrando aumento em relação a outubro de 2021 (2%). Nos meses anteriores, as avaliações negativas alcançaram resultados entre 5% em julho, 3% em abril e 6,7% em fevereiro. Os resultados consolidam a opinião de 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Na divisão dos bairros proposta pela INDSAT, São José dos Campos seria analisada da seguinte maneira:

Assim, é possível observar que a maior aprovação aconteceu no setor 2 (Vila Cândida, Vila Paiva, Altos da Vila Paiva e arredores), com 80,8%, seguida do setor 5 (Jardim da Granja, Jardim Uirá, Parque Residencial Flamboyant e vizinhanças), com 75,5%.

A rejeição foi mais significativa no setor 2, com 7,7%, seguida do setor 3 (Jardim Topázio, Vila Bandeirantes, Jardim Paulista e proximidades), com 6,1%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
banner campanha itaqua investidor 928x381px 06 04 26.jpg

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page