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Itapira tem grande destaque na atuação contra a Covid-19

Atuação no controle da pandemia está acima da média das Cidades de Pequeno Porte e alcança Alto Grau de Satisfação


MAIO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Mais de um quarto da população já recebeu a primeira dose da vacina em Itapira / Foto: Divulgação PMI

A Administração Pública de Itapira obteve Alto Grau de Satisfação na sua atuação no controle da Covid-19 e se posicionou acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP) avaliadas pela INDSAT. Ao todo, o governo sob o comando de Toninho Bellini conquistou 701 pontos no ranking INDSAT. Foram 55,9% de ótimo e bom, 37,1% de regular e apenas 7% de ruim e péssimo.

Índice de aprovação na luta contra a Covid-19 é alto em Itapira

O estudo foi realizado na terceira semana de maio com 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%. Além de expressiva, a pontuação obtida pela Administração Municipal ficou acima da média das CPPs, agrupamento do qual Itapira está incluída. A nota média das CPPs em maio, na análise de atuação de cada governo no controle da Covid-19, fechou em 687 pontos. O maior registro de aprovação do governo de Bellini contra a pandemia foi observado entre os moradores maiores de 50 anos, com 67,8% de ótimo e bom.

Índice é superior à média das CPPs

Quando comparado aos governos Estadual e Federal, o trabalho da Administração Municipal de Itapira se destaca ainda mais. A atuação do governador João Doria, por exemplo, no controle da pandemia recebeu 61,1% de rejeição e apenas 12,7% de aprovação. Já o presidente Jair Bolsonaro registrou 43,2% de rejeição e 30,2% de aprovação.


Hospital da Solidariedade

Hospital da Solidariedade foi implantado em Itapira com a contribuição da iniciativa privada / Foto: Divulgação PMI

Um dos destaque das ações da Administração Pública de Itapira que pode ter contribuído para o elevado índice de aprovação no trabalho para o controle da pandemia na cidade está o Hospital da Solidariedade “Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira”, nome popular dado ao Centro de Atendimento para o Enfrentamento do Covid-19 que foi construído ao lado do Hospital Municipal e inaugurado no último dia 3 de maio.

A obra foi desenvolvida em parceria com a iniciativa privada e coube à Prefeitura a reforma e adequação do imóvel. Todos os equipamentos e insumos utilizados para o atendimento dos pacientes são fruto das doações. Já nos primeiros sete dias de funcionamento, o hospital atendeu 246 pessoas, das quais 15 apresentavam sintomas moderadas ou graves e foram encaminhadas para o Pronto Socorro de Síndromes Gripas do Hospital Municipal. Neste mesmo período, foram registradas 25 internações nas alas destinadas às síndromes respiratórias.

Outro fator que contribui para o Alto Grau de Satisfação na luta de Itapira contra a pandemia refere-se à velocidade da vacinação no município. Segundo a INDSAT apurou, 25,15% da população já recebeu a primeira dose. Além disso, a Administração Municipal deve inaugurar no dia 1 de junho um ambulatório para atendimento de pacientes com Síndrome Pós-Covid, cujos principais sintomas são cansaço, falta de ar, dor muscular, dor nas articulações, dor no peito, enxaqueca, perda de memória, depressão, perda de olfato e paladar e outros.

Os pacientes egressos de internação do Hospital Municipal que apresentem alguma sequela do coronavírus serão atendidos por uma equipe multidisciplinar composta inicialmente por enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, que estarão sob coordenação de uma médica pneumologista.


A INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos e a atuação dos governos municipal, estadual e federal. Também são analisadas as atuações das administrações públicas no controle da Covid-19 e alguns serviços específicos de alguns setores avaliados. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



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