top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Itapira tem Alto Grau de Satisfação na Qualidade do Asfalto

Desempenho do serviço está 151 pontos acima da média das Pequenas Cidades


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Serviço público é avaliado entre os 10 melhores da CPP. / Foto: Divulgação/PMI.

Superando a média das Cidades de Pequeno Porte em mais de 150 pontos, a Qualidade do Asfalto de Itapira (CPP) recebeu mais uma vez Alto Grau de Satisfação na INDSAT pelo desempenho nas avaliações dos moradores participantes das pesquisas, se classificando entre os 10 melhores serviços públicos dos 16 setores avaliados na CPP.

Com 666 pontos, o Asfalto de Itapira ultrapassou a média de 515 pontos das demais cidades do agrupamento, registrando aumento no comparativo com a pontuação obtida no levantamento anterior, em dezembro, com 663 pontos. A nota também é mais elevada que a observada no 1º trimestre de 2022, quando o segmento recebeu 626 pontos na INDSAT.

As mudanças positivas foram indicadas na aprovação do Asfalto, que registrou 52,9% em março deste ano (2% de ótimo e 50,9% de bom). No final de 2022, as avaliações positivas chegaram a 50,8%, representando queda após os 59,8% observados em agosto do mesmo ano. As oscilações apontadas nas avaliações são perceptíveis em diversos momentos das pesquisas na CPP, que registra altos e baixos no segmento há alguns anos.

Na rejeição, a pesquisa mais recente indicou aumento nos registros negativos do segmento, saltando de 15,2% no final de 2022 para atuais 16% (10% de ruim e 6% de péssimo).

Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

No cenário doméstico de Itapira, a Administração Municipal divulgou novo pacote de recapeamento asfáltico para o mês de maio deste ano, contemplando área de "quase 16 mil metros quadrados de quatro ruas dos bairros Santa Marta e Santa Fé", de acordo com publicação no portal de notícias da prefeitura. Em janeiro do mesmo ano, a programação de recapeamento compreendeu mais de 9 mil metros quadrados na região conhecida como Morro do Macumbê. Ambas as obras foram realizadas através de processos de licitação. A CPP também faz parte do programa Nossa Rua, lançado em 2021 e responsável pela pavimentação asfáltica de diversos municípios paulistas com repasse estadual.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page