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Itapira fecha 2021 com 10 setores públicos acima do Alto Grau de Satisfação

Coleta de Lixo e Abastecimento de Água conquistaram Grau de Excelência


NOVEMBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

No levantamento que finaliza as pesquisas da INDSAT de 2021, Itapira alcançou Alto Grau de Satisfação em 10 dos 16 setores públicos da cidade. / Foto: Divulgação/PMI

O balanço final de 2021 realizado pela INDSAT em Itapira (Cidade de Pequeno Porte - CPP) classificou dez serviços da cidade acima do Alto Grau de Satisfação, ou seja, com nota acima de 650 pontos. Entre eles, sete se classificaram acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), dois atingiram o Grau de Excelência, nível mais alto de satisfação concedido pela INDSAT, e apenas um ficou abaixo da média das CPPs.

A melhor avaliação foi registrada pela Coleta de Lixo, que recebeu 805 pontos, Grau de Excelência, 88,9% de aprovação e apenas 1,3% de rejeição. A pontuação do setor classifica a Coleta acima da média das CPPs, de 794 pontos, e posiciona o setor em primeiro lugar entre os 16 serviços públicos de Itapira.

Em segundo lugar, com 804 pontos, o Abastecimento de Água também ficou acima da média das CPPs, de 770 pontos, e foi aprovado por 87,6% dos moradores e rejeitado por 1,5%.

Classificado em terceiro lugar, a Limpeza Pública de Itapira foi aprovada por 82,1%, alcançando 3,8% de rejeição. Na somatória da pontuação, o setor recebeu 784 pontos, superando a média do agrupamento, de 753 pontos.

Os demais setores ocuparam a seguinte ordem no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Itapira: Qualidade de Água (777 pontos), Iluminação Pública (765 pontos), Merenda Escolar (714 pontos), Qualidade de Vida (675 pontos), Qualidade do Asfalto (668 pontos), Educação Municipal (664 pontos) e Guarda Municipal (653 pontos), todos com Alto Grau de Satisfação. Além da Coleta, do Abastecimento e da Limpeza, setores como a Qualidade da Água, Iluminação Pública, Qualidade de Vida e Qualidade do Asfalto também ficaram acima da média das CPPs.

Participaram das pesquisas 400 moradores maiores de 16 anos. Os números informados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


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