INDSAT aponta pontuação acima da média na Qualidade da Água de Itapira
- INDSAT
- 1 de jul.
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Com mais de 60 pontos, setor se destaca em relação às demais cidades do levantamento
JUNHO DE 2025 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Pesquisa da INDSAT realizada em Itapira mostrou que a Qualidade de Água da Cidade de Pequeno Porte (CPP) está acima da média há 4 anos. No estudo recente de junho de 2025, o patamar indicou avanço no serviço público, saltando de 737 pontos em março para atuais 759 pontos. Como média, o agrupamento registrou 698 pontos. O mesmo período em que permaneceu acima da média é o tempo em que a Qualidade da Água mantém o Alto Grau de Satisfação na INDSAT, por 4 anos consecutivos.

Em junho a aprovação saltou 5,4%, considerando 81,5% na pesquisa atual e 76,1% no levantamento anterior, em março. O indicador atual é formado por 6,3% de ótimo e 75,1% de bom. A rejeição, de 6,6%, caiu 2,1% nos últimos 3 meses, representando taxas de 4,8% de ruim e 1,8% de péssimo. A análise é completa ainda por 11,9% de regular. No total, 400 moradores maiores de 16 anos participaram dos estudos INDSAT. Os dados obtidos consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Itapira alcance 73.919 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).