Iluminação é avaliada como melhor serviço público de Itapira
- INDSAT
- há 1 hora
- 2 min de leitura
48 pontos acima da média das Pequenas Cidades, setor está há mais de 4 anos com Alto Grau de Satisfação
OUTUBRO DE 2025 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Levantamento da INDSAT realizado em Itapira mostrou que a Iluminação Pública da Cidade de Pequeno Porte está mais uma vez acima da média do agrupamento. Classificada como o melhor serviço público da cidade, a Iluminação obteve 746 pontos e Alto Grau de Satisfação nos estudos, mantendo o patamar superior há mais de 4 anos. O período também marca o tempo em que a Iluminação está acima da média das CPPs, com atuais 48 pontos de diferença.
Na análise geral, 16 setores foram considerados na análise da INDSAT em Itapira, como Educação, Segurança, Abastecimento de Água entre outros.

Para os 400 moradores entrevistados, a Iluminação alcançou 74,7% de aprovação em outubro, 3,7% abaixo do indicado em junho. O número representa a soma de 4,8% de ótimo e 69,9% de bom. Outros 20,5 avaliam o serviço como regular, enquanto 4,8% desaprovam a Iluminação. A rejeição é resultado de 3% de ruim e 1,8% de péssimo. A metodologia da pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
A Iluminação Pública também foi avaliada pela região da CPP, identificando os bairros agrupados por setores.
O setor 3 (Jd. Ivete, Jd. Magali, Jd Bonfim e arredores) registrou a maior aprovação da cidade, com 84,1% de ótimo e bom. A rejeição também foi mais expressiva no setor 3, com 6,8%

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Itapira alcance 73.919 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


























