Iluminação Pública de Itu tem a melhor nota nas pesquisas INDSAT
- INDSAT
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
Acima da média, setor manteve Alto Grau de Satisfação no último semestre
JUNHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Com 749 pontos INDSAT e melhor avaliado no ranking doméstico das pesquisas, a Iluminação Pública de Itu registrou desempenho elevado no levantamento realizado no final do semestre. Integrante das Cidades de Médio Porte, Itu ficou acima da média das CMPs, de 744 pontos, mantendo por um semestre o Alto Grau de Satisfação no setor. No total, 16 serviços foram avaliados em Itu, considerando a percepção de 400 moradores maiores de 16 anos. Nos últimos 6 meses, o setor registrou mudanças na pontuação, de 734 pontos em dezembro de 2024 para 759 pontos em março deste ano, até atingir o patamar atual da Iluminação.

O mesmo arco de desenvolvimento foi observado na aprovação, que saltou de 65,5% para 84,5% entre dezembro de 2024 a março de 2025 até atingir atuais 78% no levantamento. O patamar recente indicado em junho mostra taxas de 4,3% de ótimo e 73,7% de bom.
A rejeição veio de um histórico de 7% em dezembro, queda de 4% em março e atuais 6,3% em junho, soma de 4,8% de ruim e 1,5% de péssimo. As pesquisas consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
No início de julho, a prefeitura realizou em parceira com a CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) a troca gratuita de lâmpadas de alto consumo como as fluorescentes e as incandescentes por lâmpadas novas de LED, que promovem a economia de até 80% de energia.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2025 é de que Itu alcance 174.561 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).