top of page
982 x 381.png

Iluminação de Cosmópolis está entre os melhores serviços da cidade

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 19 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Na 3ª posição entre os 16 setores públicos avaliados pela INDSAT, Iluminação mantém Alto Grau de Satisfação entre os moradores


JULHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Iluminação detém 63,1% de aprovação em Cosmópolis, com 12,3% de rejeição. / Foto: Divulgação/PMC.

Levantamento realizado em julho pela INDSAT mostra que a Iluminação Pública de Cosmópolis foi avaliada entre os melhores serviços públicos da cidade. Do total de 16 setores analisados pela pesquisa, a Iluminação ocupa a 3ª posição no ranking doméstico da INDSAT, com 699 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores participantes do estudo. A nota obtida no início do 2º semestre pode refletir o anúncio da administração pública em relação à cidade vir a se tornar a primeira da Região Metropolitana de Campinas a contar com sistema 100% LED na iluminação pública, através do programa que estabelece a troca das luminárias antigas de vapor mercúrio e sódio por tecnologia LED. A mudança prevê a troca de 8 mil luminárias na cidade.

Desde novembro de 2020, a satisfação do serviço permanece no Alto Grau nos indicadores da INDSAT. No mesmo período do ano anterior, a nota do serviço registrou 662 pontos nas pesquisas. A média das Cidades de Médio Porte (CMP) é de 714 pontos.

Entre os 400 moradores participantes do levantamento, 63,1% disseram aprovar a Iluminação da cidade. 5,3% de ótimo e 57,8% de bom formam o resultado positivo. O número mostra ligeira queda em relação aos indicadores observados em março deste ano, quando 68,6% avaliaram positivamente a Iluminação de Cosmópolis.

A rejeição atual, de 12,3%, é a soma de 5,8% de ruim e 6,5% de péssimo. O patamar é mais elevado que a pesquisa anterior, quando 9,9% desaprovaram o setor. A metodologia da INDSAT considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Cosmópolis alcance 73.161 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).





Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page