top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Hortolândia tem Abastecimento como melhor serviço da cidade

Atingindo 777 pontos, setor supera média das CMPs e mantém Alto Grau de Satisfação na INDSAT


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Soma de ótimo e bom do Abastecimento registrou mudanças positivas na cidade, atingindo 83,9% em junho. / Foto: Divulgação/PMH

Dados recentes obtidos em Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) mostraram que o Abastecimento de Água da cidade concluiu as pesquisas de junho da INDSAT como o melhor serviço oferecido na CMP, alcançando o 1º lugar entre os 16 setores públicos avaliados em Hortolândia. Os resultados revelaram nota de 777 pontos para o serviço, atingindo a segunda maior pontuação no período entre novembro de 2020 e junho deste ano; em junho do ano anterior, o Abastecimento alcançou 787 pontos, registrando a maior nota do período. Na comparação com a média das demais CMPs, o desempenho mais recente observado em Hortolândia ultrapassou a pontuação do agrupamento, de 743 pontos, e apresentou aumento em relação aos resultados obtidos em março deste ano, de 769 pontos. O serviço recebeu novamente o Alto Grau de Satisfação na INDSAT.

As mudanças positivas também foram registradas na aprovação do setor, que aumentaram de 79,8% em março para 83,9% em junho, soma de 9,6% de ótimo e 74,3% de bom. Assim como na pontuação, os resultados recentes são um dos maiores do período, que registraram 88,9% em junho de 2021. As pesquisas da INDSAT, desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na rejeição do Abastecimento, a CMP revelou aumento entre os meses de março e junho, saltando de 1,8% para 3,5% de avaliações negativas. A reprovação, formada por 2,3% de ruim e 1,3% de péssima, já passou por diversas oscilações durante todo o ano de 2021, atingindo 6% em março, 2,3% em junho, 3,3% em setembro e 8,3% em dezembro.

Segundo a proposta da INDSAT para uma análise detalhada do serviço na cidade, Hortolândia pode ser dividida da seguinte forma:

Desta maneira, é possível identificar que a maior aprovação do Abastecimento foi registrada no setor 1 (Jardim Residencial Firenze, Parque Hortolândia, Jardim Flamboyant e arredores), com 89,8%, seguida do setor 7 (Jardim Amanda II, Chácara Planalto, Parque Horizonte e proximidades), com 87,2% de ótimo e bom. Na rejeição, as avaliações negativas foram mais expressivas no setor 1, com 5,1%, seguido do setor 3 (Jardim Nova Europa, Jardim Santiago, Jardim Aline e vizinhanças), com 5%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page