top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Educação Pública apresenta boa recuperação em Hortolândia

Após período de queda, aprovação do serviço volta a subir


JUNHO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Oscilações na aprovação da Educação registraram 25,3% em março e 31,4% em junho. / Foto: Divulgação PMH.

Levantamento realizado na terceira semana de junho pela INDSAT em Hortolândia (Cidade de Médio Porte) revelou que as taxas de aprovação da Educação voltaram a subir na CMP. Com oscilações nas avaliações positivas desde novembro de 2020, as taxas registraram 42,6% no final do ano anterior, caíram para 25,3% em março deste ano e voltaram a subir para 31,4% em junho.

Oscilações na aprovação da Educação registraram 25,3% em março e 31,4% em junho. / Foto: Divulgação PMH.

A rejeição do serviço também apresentou alterações neste período. Em novembro, as avaliações negativas somavam 11,5%; em março, o número saltou para 29,8%, mas voltou a cair em junho, com 23,8% de ruim e péssimo.

As avaliações concederam à Educação 591 pontos e Grau Médio de Satisfação, pontuação menor que a média das CMPs, de 625 pontos. O setor foi classificado em 9º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados pela INSDAT em Hortolândia, baseados nos dados fornecidos por 400 moradores maiores de 16 anos. O estudo considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

A melhora nas avaliações está atrelada às mudanças observadas na rede municipal. De acordo com informações da prefeitura, a retomada das aulas presencias da rede pública está cada vez mais próxima, enquanto professores e demais profissionais da educação buscam adaptar as escolas para a volta dos estudantes, previsto para o dia 15 de setembro.

Segundo informações da administração, no período de aulas à distância, educadores buscaram manter os alunos motivados e participando das atividades, seja de forma online ou até mesmo enviando materiais impressos aos alunos. Outro projeto habitual que foi intensificado neste período de afastamento foi a “busca ativa”, trabalho que visa prevenir e enfrentar a evasão escolar, quando o aluno abandona a escola e os estudos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page